Televisão

“The Circle”: o reality show sensação da Netflix está de volta com uma nova temporada

Estreia esta quarta-feira, 14 de abril, na plataforma de streaming. São 8 concorrentes a tentar ganhar 100 mil dólares.
São 13 episódios.

Foi no início de 2020, muito antes de se imaginar que uma pandemia iria atormentar o planeta, que estreou na Netflix “The Circle”, um reality show que tinha concorrentes a falar exclusivamente online, através de uma plataforma ativada por voz — algo a que todos nos habituámos ao longo do último ano no nosso dia a dia.

Esta quarta-feira, 14 de abril, estreia a segunda temporada da versão americana do programa — entretanto, já estrearam uma edição brasileira e uma francesa.

As regras são as mesmas. Oito pessoas que não se conhecem estão a concorrer por um prémio de 100 mil dólares (o equivalente a cerca de 84 mil euros). Estão todos fechados — em modo quarentena — nos seus apartamentos, que ficam no mesmo edifício.

A única forma de comunicarem e competirem com os outros concorrentes, através de desafios diários propostos pela equipa de produção, é através da tal plataforma, que transforma a voz de cada participante em texto.

Assim, alguns concorrentes querem ser transparentes e apresentar-se tal e qual como são, enquanto outros fingem ser outras pessoas, para conseguirem superar os diversos desafios e manipular os adversários.

Quando o jogo começa, cada concorrente cria uma pequena biografia sobre si próprio, como se fosse uma aplicação de encontros. Podem enviar mensagens privadas para os outros ou participar em chats de grupo. Os desafios do programa servem sobretudo para evidenciarem características das respetivas personalidades.

É, portanto, um reality show com alguma estratégia, onde nem tudo o que parece é, com um potencial grau de manipulação e persuasão acima da média.

Como funcionam as expulsões? Ao longo dos episódios, os concorrentes votam para escolher quem é o influenciador mais popular em “The Circle” (e não podem votar neles próprios).

Os dois mais votados são escolhidos como os influenciadores do episódio. Esta dupla discute entre si quem deve ser excluído do reality show. Mas já aconteceu, nalguns capítulos do programa, a produção alterar ligeiramente as regras — como num episódio em que decidiram eleger apenas um influenciador para tomar a difícil decisão.

Quando um concorrente é expulso do programa pelos influenciadores, tem a oportunidade de escolher qualquer participante para finalmente o conhecer cara a cara. Na primeira temporada, um concorrente eliminado foi ter com outra participante, ainda em jogo, e concretizaram aquilo que já estavam a antecipar durante o programa através das mensagens de flirt.

O concorrente eliminado também pode gravar um vídeo para o resto do grupo. Pode simplesmente deixar uma mensagem de boa sorte, ou até revelar algum tipo de pista sobre a pessoa que conheceu cara a cara, por exemplo.

A equipa de produção de “The Circle” vai introduzindo novos concorrentes enquanto os originais são eliminados — nesta segunda temporada, está confirmado que uma celebridade vai participar no programa. Estes concorrentes que aparecem a meio do reality show têm o desafio extra de criarem ligações com os outros membros do grupo para tentarem sobreviver no programa.

“The Circle” volta a ser apresentado pela atriz e comediante Michelle Buteau. Tal como no ano passado, a Netflix vai lançar conjuntos de episódios de forma separada. Os primeiros quatro capítulos da nova temporada estreiam esta quarta-feira, 14 de abril.

A 21 de abril vai poder ver do quinto ao oitavo episódio, enquanto a 28 de abril poderá assistir do nono ao 12.º capítulo. A grande final deste concurso de redes sociais está marcada para 5 de maio.

Se também estiver interessado nas séries que estreiam (ou regressam) este mês, carregue na galeria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT