Televisão

Cláudio Ramos de manhã, Manuel Luís Goucha à tarde e outras novidades da TVI

Cristina Ferreira apresentou um formato especial esta quinta-feira para revelar como a estação vai mudar em 2021.
"O Futuro" chegou a seguir ao "Jornal das Oito".

Pelas 21h37 da noite desta quinta-feira, 19 de novembro, logo a seguir ao “Jornal das Oito”, Cristina Ferreira apresentou-se em estúdio num vestido arrojado em glitter prateado (e luvas a combinar) para apresentar as novidades na grelha de programação da TVI para 2021.

A emissão especial “O Futuro” arrancou com o anúncio da nova dupla das manhãs. Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz (que chegou ao estúdio comovida) vão apresentar juntos o novo programa das manhãs da TVI. “É o sonho da minha vida”, começou por dizer Cláudio Ramos, acrescentando: “Sempre quis fazer as manhãs, trabalhei para isto, é o que eu quero fazer”. A notícia já tinha sido avançada na quarta-feira, 18 de novembro, mas o anúncio oficial estava prometido para esta noite.

Isto significa que, passados 17 anos, Manuel Luís Goucha vai deixar de apresentar o programa matinal da estação. “Você na TV” vai terminar para dar origem a um formato cujo nome continua desconhecido.

“Conta-me”, o formato semanal com entrevistas de vida a figuras públicas portuguesas, passará a ter Maria Cerqueira Gomes na condução, que substitui igualmente Manuel Luís Goucha. Na noite desta quinta-feira, a apresentadora confessou a Cristina Ferreira que sonhava começar por entrevistar Jorge Nuno Pinto da Costa, o atual presidente do Futebol Clube do Porto.

Sara Sousa Pinto vai apresentar um novo programa que terá início às sete da manhã e vai juntar informação e entretenimento — um conceito que caracterizou como “infotainment” — e se vai estender durante as manhãs da semana, todos os dias até às 10 horas. A ela, juntar-se-á um “homem mistério” na apresentação.

O futuro de Fátima Lopes na estação passará pela condução de um novo formato de prime time ao fim de semana. “Faço daytime há 20 e tal anos e também sinto necessidade de experimentar qualquer coisa diferente”, revelou a Cristina Ferreira. “Estou verdadeiramente preparada para fazer uma coisa assim”, acrescentou, sobre o novo programa que promete “deixar as pessoas felizes”. 

“Somos Portugal”, o formato dos fins de semana da TVI, estará “cada vez mais presente”, garante Cristina Ferreira. A este vai juntar-se uma novidade: “Portugalando”, conduzido por Susana Pinto. “Estamos numa fase em que precisamos de portugalidade”, disse a apresentadora. Pouco se sabe desta nova aposta além de que irá convidar “as pessoas das terras para irem cozinhar à rua”. 

“Viva a Vida”, com Helena Coelho e Rúben Rua, promete regressar em 2021 cada vez mais “concretizado”, garante o modelo. Também “Querido Mudei a Casa” se vai manter na grelha do canal. O “Jornal da Uma” e o “Jornal das Oito” vão também manter as mesmas rúbricas em 2021. 

Pedro Teixeira continuará ao comando de “um formato ganhador”, nas palavras de Cristina Ferreira. “Mental Samurai” regressa para o ano e terá entre os participantes Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha.

“Amar de Mais” e “Bem me Quer” vão continuar a ser as novelas da noite. A estas, junta-se mais uma aposta com um elenco cheio de estrelas, como Inês Castelo Branco, no papel de uma professora da primária que foi viver para o norte do País — o foco estará entre o Gerês e Braga — por causa de um “acontecimento” na sua vida. Marina Mota, Pedro Sousa,  Patrícia Tavares, Paulo Pires e Diogo Morgado — que revelou numa chamada em vídeo o seu entusiasmo por participar neste novo projeto, escrito por André Ramalho — também vão estar no elenco.

Uma das grandes novidades foi a revelação de um novo programa cómico que junta a dupla de Marco Horácio e Pedro Fernandes. “Só se estraga uma casa”, afirmaram, sobre um formato cujo nome não foi ainda revelado. Os apresentadores terão liberdade para criarem os seus próprios conteúdos e vão ter com eles convidados ao longo das emissões.

A pergunta que estava na cabeça de todos — “então, e o Goucha?” — só teve resposta quando a apresentação estava a aproximar-se do fim. “Tu vais mudar toda a tua vida. Ao fim de 29 anos a acordar às 6 da manhã vais poder passá-la em casa”, começou por revelar Cristina Ferreira à conversa com o apresentador, que vai agora mudar-se para as tardes da TVI. “Achei que faria sentido mudar de registo”, comentou Manuel Luís Goucha. Ao que tudo indica, o programa será diferente do formato da manhã, mas os pormenores continuam por revelar.

O novo concurso do canal terá “um painel de 100 especialistas a aplaudir de pé e a entrar na festa a uma só voz”. “All Together Now” será apresentado por Cristina Ferreira aos fins de semana e vai convidar como jurados algumas das “pessoas mais influentes na indústria”. O formato já alcançou sucesso internacional e estreia em 2021 na televisão portuguesa.

O final deste especial deixou ainda um mistério no ar. Cristina Ferreira terá outro desafio na estação — e que será anunciado “brevemente”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT