Russell Brand, um comediante e ator britânico, está a ser acusado de ter violado, agredido e abusado emocionalmente de quatro mulheres, incluindo uma menor de idade, de acordo com os relatos das vítimas. As histórias foram divulgadas numa investigação do jornal “The Times” e do canal Channel este sábado, 16 de setembro.
Os casos terão acontecido num período de sete anos, entre 2006 e 2013, quando o alegado agressor de 48 anos trabalhava como apresentador de televisão e, mais tarde, como ator em Hollywood. Apresentou um spin-off do “Big Brother” e ficou conhecido por filmes como “Arthur”.
O período de tempo coincide ainda com o casamento que Brand manteve, durante 14 meses, com a cantora Katy Perry, entre 2010 e 2012. Sabe-se que o comediante teve ainda um relacionamento com Kate Moss e mantém uma relação conjugal com a escritora Laura Brand desde 2017.
O primeiro caso envolve uma menor de 16 anos, com quem o britânico se envolveu quando tinha 31. De acordo com o relato, mantiveram uma relação controladora durante três meses, com Brand a referir-se à vítima como “a criança” e a forçá-la a fazer sexo oral numa ocasião. Russell afastou-se quando a jovem lhe deu um murro no estômago.
Uma outra mulher acusa o antigo apresentador de a ter violado com penetração, contra uma parede, enquanto estava em casa dele, em Los Angeles, nos EUA. Umas horas depois, escreveu-lhe uma mensagem que dizia “quando uma rapariga diz não é não” e Brand pediu desculpa.
Nesse mesmo dia, revelou, foi atendida num centro de saúde e testada. Os jornalistas tiveram por trás da investigação tiveram acesso aos registos, que confirmam que o abuso terá mesmo acontecido.
As vítimas não se quiseram identificar publicamente na reportagem. Sabe-se, porém, que nenhuma das quatro mulheres se conhecem.
Antes das acusações se terem tornado públicas, o ator foi contactado durante a investigação, pelo “The Times” e pelo “Channel 4” e reagiu num vídeo, publicado nas redes sociais. Na partilha, afirma que teve uma fase da sua vida em que foi “muito promíscuo”, mas que apenas teve relações sexuais com consentimento durante esse período.
“Haverá aqui outra agenda? É claro para mim que há uma agenda grave e concertada para controlar este tipo de espaços e este tipo de vozes”, acrescentou o ator tornado influencer, que também é conhecido por promover várias teorias da conspiração.
This is happening pic.twitter.com/N8zIKLbJN2
— Russell Brand (@rustyrockets) September 15, 2023