Televisão

Como “The Umbrella Academy” vai abordar a transição de género de Elliot Page

O momento acontece na terceira temporada da série, que estreia esta quarta-feira na Netflix.
Elliot Page apresenta-se em "The Umbrella Academy".

Em dezembro de 2020 Elliot Page assumiu-se como homem transgénero, deixando para trás o nome Ellen. Muitos fãs da popular série “The Umbrella Academy”, onde o ator interpretava uma mulher cisgénero, Vanya Hargreeves, questionaram-se imediatamente sobre o que aconteceria à sua personagem na história de super-heróis. 

As respostas chegam esta quarta-feira, 22 de junho, quando estreia a terceira temporada da produção na Netflix. Já se conhecem algumas informações sobre o rumo da personagem. Esta é a primeira vez que Elliot Page se apresenta como ator desde a transição de género.

No final da segunda temporada de “The Umbrella Academy”, os irmãos Hargreeves conseguiram travar o apocalipse pela segunda vez, após uma viagem no tempo até 1963, e voltaram à atualidade. 

Recorde-se de que esta é uma série sobre várias pessoas com poderes especiais que nasceram no mesmo dia de 1989 — sete foram adotadas pelo misterioso bilionário Reginald Hargreeves, que ele educou para formarem um esquadrão que combatesse o crime. Depois de um dos irmãos morrer cedo, e de todo o contexto algo traumático da sua infância e adolescência, os Hargreeves separam-se. Só se reúnem em adultos, depois de Reginald tirar a própria vida.

Neste momento da série, porém, os Hargreeves surpreendem-se quando descobrem que o pai, na sua ausência, adotou outras pessoas — os novos sete recrutas são muito mais disciplinados (e mauzinhos) do que os anti-heróis protagonistas, além de serem igualmente poderosos.

A terceira temporada recomeça imediatamente após o final da segunda, o que faz com que no primeiro episódio Elliot Page ainda seja Vanya. É como Vanya que vai lutar contra a Sparrow Academy (os outros adotados de Reginald Hargreeves) e tentar reaver o artefacto que os vai permitir corrigir a linha temporal.

Só no segundo episódio é que os espectadores se deparam com Viktor Hargreeves, após a transição de género de Vanya. Influenciada por aquilo que viveu na viagem ao passado, muda de género — aparentemente não existe uma cena propriamente explicativa das suas razões.

O que há são várias cenas em que Viktor avisa as restantes personagens sobre o facto de ser transgénero. As reações são respeitosas e não há qualquer rejeição nem grandes questões. Organiza-se até uma festa para que o personagem de Elliot Page se sinta amado tal como é. 

A partir daí, torna-se um não assunto e a história prossegue rapidamente para problemas de grande escala como — outra vez — a possibilidade de terem de salvar a humanidade. O que está em causa agora é que a presença deles ali causou um paradoxo cósmico que pode ameaçar toda a espécie.

Se procura outras séries (e temporadas) novas além de “The Umbrella Academy”, carregue na galeria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT