Televisão

Como a vida (e os looks) de Millie Bobby Brown mudaram ao longo dos anos

Tinha 12 anos quando rapou a cabeça para garantir o papel em "Stranger Things". Hoje, aos 18, é uma das atrizes mais famosas do planeta.
A diferença é incrível

18 de fevereiro de 2022 poderia ser apenas mais um dia no agitado ano de Millie Bobby Brown, a estrela de “Stranger Things”. Era, no entanto, o dia do seu 18.º aniversário. Um dia marcante, não fosse ter ficado ensombrado pelos comentários na Internet e nas redes sociais.

Num dos muitos fóruns do gigante Reddit, um tópico com mais de seis mil seguidores mantinha-se, desde a sua criação, bloqueado. Era um fórum para maiores de 18 com o objetivo de ali serem partilhadas imagens sexuais da atriz.

Também ali se aguardava pelo dia 18 de fevereiro de 2022, dia em que Brown atingiria a maioridade e a partilha de imagens deixaria de ser punida pela lei e pelas regras do site.

Brown, que se tornou mundialmente famosa com apenas 12 anos, confessou recentemente os traumas de ter que “lidar” com esta “sexualização”. “Existe definitivamente uma diferença na forma como as pessoas agem, como a imprensa e as redes sociais reagiram à minha entrada na maioridade”, explicou durante a aparição no podcast “Guilty Feminist”.

“Acredito que não deveria ter que tentar mudar nada [em mim], mas é mesmo assim e é nojento”, explicou. “[Este comportamento] é uma ótima representação de tudo o que acontece no mundo, de como as miúdas mais novas são sexualizadas. Há muito que lido com isso.”

A discussão acontece numa altura em que Bobby Brown regressa à televisão no papel de Eleven, para mais uma (a quarta) temporada de “Stranger Things”, a série que a tornou famosa em 2016. Os novos episódios chegaram esta sexta-feira, 27 de maio, à Netflix.

Serão nove episódios nesta primeira remessa, mais três que só ficarão disponíveis em julho. Ao seu lado regressam os atores que têm crescido ao seu lado, bem como os mais velhos. Winona Ryder, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Noah Schnapp, Sadie Sink, Joe Keery, Cara Buono e Maya Hawke regressam todos para mais uma temporada.

Por altura da primeira temporada, Brown era apenas uma miúda de 12 anos, com um par de aparições em pequenas séries televisivas — e até um curto papel em “Uma Família Moderna” e “Anatomia de Grey”.

Vivia ainda no Reino Unido quando recebeu um convite para fazer uma audição para “Stranger Things”. “Surgiu do nada. Estava em Inglaterra e não estava a fazer muitos castings. Participei na primeira e muito emocionante audição e eles disseram-me para voltar.”

Pelo meio, conheceu os criadores Matt e Ross Duffer através de uma videoconferência, antes de voltar a Los Angeles. Na audição final, um dos Duffer aproxima-se sorrateiramente de Brown e imita o som de uma máquina de barbear. “O que é que isso significa?”, perguntou a atriz. “Bem, vais ter que rapar a cabeça.”

Estava dado o sim à escolha da protagonista, mas nada se faria sem um último sacrifício. “A minha mãe não queria que eu rapasse o cabelo, mas eu disse-lhe que não havia problema, que era só a minha cabeça”, contou Brown em entrevista à “IndieWire”.

“Quando me raparam o cabelo, pensei ‘Oh não, o que é que eu fui fazer.’ Então disseram-me que queriam que assumisse o espírito da Charlize Theron em ‘Mad Max’. No final, percebi que foi a melhor decisão da minha vida.”

Como trabalho de casa, a rapariga de apenas 12 anos levou uma série de filmes para ver. “Poltergeist”, “Stand by Me”, “Os Goonies”. Para o papel específico de Eleven, os criadores apontaram para outra inspiração: “Disseram-me que a performance que queriam teria que se assemelhar a ‘E.T.’ e ao tipo de relação que ele e os miúdos tinham.”

O resto foi história. “Stranger Things” estreou e tornou-se instantaneamente num dos maiores sucessos da Netflix. Com ele, Millie Bobby Brown tornou-se numa das jovens atrizes mais famosas do planeta.

Em 2017, sai nova temporada e a dose é repetida em 2019. Pelo caminho, recebeu nomeações para os Emmy e para os SAG. Tornou-se na mais jovem de sempre a figurar na lista da “Time” das 100 pessoas mais influentes e foi nomeada como embaixadora da boa-vontade da UNICEF.

Antes da grande estreia da nova temporada, Brown deu novamente nas vistas na gala, desta vez por causa de um look mais extravagante. Com maquilhagem forte e carregada — um vestido com uma enorme racha — e ao lado do namorado, Jake Bongiovi, filho de Bon Jovi, foi novamente alvo de atenção, desejada e indesejada.

A verdade é que muito mudou desde os primeiros episódios de “Stranger Things” e a série teve que se adaptar à adolescência dos atores, que se foram transformando no ecrã. A transformação de Brown é, talvez de todas, a mais notória.

“Qualquer miúdo de 18 anos sofre ao tentar lidar com o facto de se tornar num adulto, ter relações e amizades; tentar que gostem dele e a adaptar-se a diferentes meios”, explicou Brown. “É muita coisa e depois estás a tentar encontrar-te a ti próprio. A única diferença entre mim e a maioria dos miúdos é que eu tenho que o fazer debaixo do olhar público. Pode tornar-se tudo demasiado.”

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT