Televisão

“Cold War”. O romance épico da Guerra Fria nomeado para 3 Óscares chega ao streaming

A obra de 2018 foi realizada pelo cineasta polaco Pawl Pawlikowski, que ganhou o prémio de Melhor Realizador em Cannes. Chega à Max esta quinta-feira.

Em 2014, o realizador polaco Pawel Pawlikowski conquistou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro pelo seu filme “Ida”, um prémio que o catapultou para a ribalta. Quatro anos depois, revelou o seu novo trabalho, que, embora não tenha conquistado um Óscar, foi unanimemente aclamado por críticos e público. “Cold War” estreia agora na plataforma de streaming da Max, esta quinta-feira, 14 de novembro.

A história tem como pano de fundo a Europa pós-Segunda Guerra Mundial, onde se narra a história de um amor intenso e turbulento entre Zula (Joanna Kulig), uma jovem bela da província, e Wiktor (Tomasz Kot), um experiene pianista, ambos músicos de origens distintas. À medida que navegam pelo panorama político e artístico da época, a sua relação torna-se num espelho das lutas ideológicas desse período turbulento. Uma história em parte inspirada nos próprios pais de Pawlikowski.

Durante uma atuação em Berlim Oriental, Wiktor planeia fugir para o Ocidente com Zula. No entanto, ela não comparece no local combinado. Os anos passam e os dois voltam a cruzar-se em Paris, onde a química é mais do que evidente. No entanto, as autoridades soviéticas intervêm e tornam cada vez mais improvável um final feliz para o relacionamento. Passando em vários países e ao longo de décadas, o filme retrata o impacto da Cortina de Ferro nos destinos pessoais de muitos europeus. É uma história de amor e um retrato de época que tira todo o partido da simplicidade e poder das imagens a preto e branco.

“Cold War” foi também nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, além de ter recebido três nomeações para os Óscares: Melhor Filme Internacional, Melhor Realização e Melhor Fotografia. Além de Joanna Kulig e Tomasz Kot, o elenco conta com nomes como Borys Szyc, Agata Kulesza, Jeanne Balibal e Cédric Kahn.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT