Televisão

Daniela Melchior: “O meu foco neste momento é solidificar uma carreira internacional”

A atriz garante, no entanto, que tem a agenda disponível para projetos em Portugal, embora não sejam agora a sua prioridade.
É pecado?

Se dúvidas existissem, agora não restam mais. A mais recente estrela nacional em Hollywood, Daniela Melchior, tem as portas abertas para prosseguir uma carreira internacional. E, segundo admitiu a 22 de setembro, o seu verdadeiro foco está mesmo em projetos que estão a acontecer lá fora, e não em Portugal.

“O meu foco essencialmente neste momento é solidificar uma possível carreira internacional, sendo que a minha agenda está sempre em aberto para se surgir algum projeto interessante em Portugal, claro. Mas, neste momento, não é propriedade. Acho que seria pouco inteligente da minha parte se priorizasse trabalhar em Portugal e não mostrar internacionalmente que vim para ficar e não por passagem”, revelou a atriz numa conferência de imprensa sobre a nova minissérie da TVI, “Pecado“.

Nela, Daniela Melchior dá vida a uma das personagens principais, Maria Manuel, que se envolve numa história de amor com Santiago (Pedro Lamares), um padre com um percurso em ascensão, mas que quando se apaixona coloca em causa não só a sua carreira como toda a sua vocação e fé em Deus. Uma história que à primeira pode “parecer simples”, mas que, assim como o percurso da personagem interpretada pela atriz que brilhou em “O Esquadrão Suicida“, “tem muitas e muitas camadas”, explicou Daniela, para as quais se teve de voltar a ambientar.

“Eu sinto que cada vez que vier a Portugal vou acabar por me adaptar sempre a cada projeto, a cada equipa e a cada produção. Aprendi imensas coisas a trabalhar nos Estados Unidos, mas para usar nos Estados Unidos. Acho que no que depende de mim, vou crescendo enquanto atriz, mas não é nada que eu traga de um lado para o outro. Este registo foi outro. Não foi de telenovela, mas sim mais aproximado ao cinema que, com o Parque Mayer eu já tinha percebido que era o que mais mexia comigo. Então, foi juntar os dois e foi esse o gosto que eu tive a fazer a “Pecado.”

Escrita por Maria João Costa e realizada por António Borges Correia, a trama de “Pecado” desenrola-se, como o próprio nome sugere, em torno de “muitos pecados”, adiantou também Diogo Infante, que interpreta na série Horácio, um homem conservador, que “representa a família institucionalizada e vive das aparências.” Tal e qual como as restantes personagens que, durante todo o drama, vão viver constantemente reféns daquilo que os outros pensam e que, ao fim ao cabo, “de alguma maneira vivem segredos e escondem verdades que não ousam partilhar.”

Para além disso, este amor proibido entre o padre Santiago e Maria Manuel vai abordar (e levantar) diversas questões polémicas, trazendo ao de cima (e a debate) uma série de princípios da igreja. E é esse mesmo, também, o objetivo da série. Segundo Pedro Lamares, “qualquer coisa que tenha um interesse e que tenha uma real trama e mexa com as pessoas é passível de gerar discórdia”, acrescentando ainda que “nós não trabalhamos para a concórdia, para agradar a gregos e a troianos, trabalhamos para levantar questões. Acho que é essa uma das finalidades da arte.”

“Hoje em dia estamos no século XXI, evoluímos, há uma série de princípios que vale a pena questionar se continuam a fazer sentido nos tempos que correm, porque eles são de uma enorme violência intrínseca para a natureza humana, tanto que depois as pessoas acabam por incorrer no incumprimento dessas normas, porque a natureza fala mais alto e acabam por, enfim, falhar, pecar. A palavra é essa e é disso que se trata: pecado”, não deixou de reforçar na conferência desta quarta-feira o ator Diogo Infante.

Ao elenco da minissérie, gravada entre Lisboa e Estremoz entre setembro e outubro de 2020, juntam-se ainda Dalila Carmo, Guilherme Filipe e Lourenço Ortigão, que, numa conversa com a NiT em junho deste ano revelou mais detalhes sobre o projeto que estreou a 25 de setembro na TVI. A série vai ainda ser transmitida na plataforma online da estação, TVI Player.

De seguida, carregue na galeria para ficar a par de outras estreias da televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT