Televisão

Daniela Ruah vai realizar um telefilme para o novo grande projeto da RTP

Junta-se a mais 9 mulheres que vão dirigir filmes para a estação pública. E devem chegar todos ainda este ano.
10 mulheres, 10 telefilmes.

A RTP anunciou na segunda-feira, 8 de março, Dia da Mulher, uma iniciativa inédita. O canal vai juntar-se à produtora Ukbar Filmes para filmar 10 telefilmes, todos realizados por mulheres portuguesas.

A atriz Daniela Ruah, que fez a sua estreia atrás das câmaras este ano na série “NCIS”, cujo elenco integra há vários anos, é um dos nomes escolhidos numa lista que inclui ainda Anabela Moreira (atriz), Ana Cunha (realizadora e atriz), Cristina Carvalhal (encenadora e atriz), Diana Antunes (realizadora), Fabiana Tavares (realizadora), Laura Seixas (realizadora), Maria João Luís (atriz e encenadora), Rita Barbosa (realizadora e artista) e Sofia Teixeira Gomes (produtora).

A iniciativa visa dar mais espaço a vozes femininas num setor onde a histórica discrepância ainda é notória. Em alguns casos a oportunidade será para realizadoras já com experiência em longas-metragens, noutros são estreias neste formato.

O projeto intitula-se “Contado Por Mulheres” e todos os filmes vão ter ainda em comum o facto de serem filmados no Centro do País e de partirem de histórias de autores de língua portuguesa, como Carlos Oliveira, Ondjaki, Teolinda Gersão, Mário de Carvalho, Mário Zambujal ou Maria Judite de Carvalho.

Em comunicado, a RTP explica que pretende fazer uma reconstrução histórica “com um grande valor de produção”. Vão ser disponibilizados meios técnicos avançados, como câmaras em 4K e técnicas de efeitos digitais. O plano passa não só por dar a conhecer os projetos cá mas fazê-los com qualidade para que possam chegar a outros mercados, aproveitando o crescimento de alternativas que chegou com as plataformas de streaming.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT