Televisão

De “Ferrari” a “Senna”: Gabriel Leone é o ator brasileiro do momento

Também foi uma das estrelas de "Malhação", fenómeno que no Brasil teve um impacto semelhante a "Morangos com Açúcar".
A história de Ayrton Senna chegou à Netflix.

“Malhação” está para os brasileiros como “Morangos com Açúcar” está para Portugal. De ambas as séries juvenis surgiram alguns dos principais atores dos respetivos países. No caso brasileiro, há um nome que se destaca: Gabriel Leone.

O ator de 31 anos é agora o protagonista de “Senna”, a nova minissérie da Netflix que estreou esta sexta-feira, 29 de novembro, e que relata, como seria de esperar, a vida do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. “É uma honra poder interpretar um dos maiores ídolos nacionais, não só do desporto, mas um ícone que inspirou o nosso povo e os amantes de velocidade do mundo todo”, destacou Leone, quando a produção foi anunciada em março de 2023.

A narrativa aborda os primórdios da carreira do tricampeão mundial, começando no kart, em 1973, e acompanhando a transição para Inglaterra, onde competiu na Fórmula Ford. Também retrata o trágico acidente que tirou a vida do piloto aos 34 anos, ocorrido a 1 de maio de 1994, na pista de Ímola, em Itália, durante o Grande Prémio de San Marino.

Embora seja agora um ator reconhecido internacionalmente, o seu percurso começou em 2013, quando se estreou em “Malhação”, da TV Globo, ao interpretar um vilão e adolescente incompreendido. “Era muito novo e, quando entrei na série, sabia que estava num espaço com muito potencial para aprender. Foi a minha primeira experiência na televisão e deu-me uma boa base para construir o resto da minha carreira”, contou em 2023 à Globo.

Apesar da popularidade alcançada com “Malhação”, Gabriel já tinha um currículo vasto no teatro, tanto em peças escolares como em produções profissionais. O gosto pelas artes foi-lhe transmitido pelos pais: Luís Frota, advogado, e Márcia Coutinho, médica. Em criança, ia frequentemente com os pais a espetáculos no Rio de Janeiro, cidade onde cresceu. “A arte sempre esteve presente de forma natural na minha vida. O meu interesse surgiu em miúdo, mas nunca imaginei que isto se tornaria na minha profissão. Foi algo que cresceu aos poucos.”

Começou a entrar em peças e destacou-se no teatro, até que começou a receber convites para projetos maiores. Foi em “Velho Chico”, de 2016, que se afirmou, ao interpretar Miguel, uma personagem que lhe permitiu explorar diferentes nuances emocionais e amadurecer artisticamente.

Gabriel afirma que tenta sempre trazer um pouco de si para as personagens que interpreta. “Tudo o que vivi até hoje foi essencial para moldar quem sou. Tento levar isso para os papéis que interpreto”, partilhou em entrevista à CNN Brasil, em 2021. A boa relação com os pais também foi essencial para o seu desenvolvimento emocional. “O incentivo e a confiança deles foram cruciais. A minha família sempre acreditou em mim, mesmo quando comecei e nenhum trabalho era garantido.”

O maior passo da carreira aconteceu em 2023, com o filme “Ferrari”, de Michael Mann, no qual contracenou com Adam Driver, Patrick Dempsey e Penélope Cruz. Gabriel interpretou o piloto espanhol Alfonso De Portago, sendo este o seu primeiro projeto em Hollywood.

No mesmo ano, revelou à CNN que procurava uma oportunidade internacional e que, em 2022, já estava em contacto com uma empresária nos Estados Unidos. A oportunidade em “Ferrari” surgiu graças ao amigo Rodrigo Teixeira, que apresentou o seu nome ao agente de Anne Hathaway. “Um mês depois, fui a Roma encontrar-me com Michael Mann. Foi tudo muito rápido”, recorda.

Agora, enfrenta o desafio de dar vida a Ayrton Senna. Em entrevista à “Quem”, revelou que se esforçou imenso para captar a essência do piloto. “Sabia desde o início a responsabilidade de interpretar o Ayrton e o ídolo que ele é para fãs em todo o mundo. Quis encontrar a essência dele, porque sabia que isso ia ressoar com o público.”

Leone admite que este trabalho foi a oportunidade perfeita para conhecer melhor o legado de Senna. “Fiquei ainda mais inspirado ao perceber o piloto genial que ele era e o quanto revolucionou o desporto. Consigo identificar-me com isso.”

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam em novembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT