televisão

De “Green Book” a “West Side Story”: RTP transmite filmes vencedores dos Óscares

A cerimónia de entrega dos prémios pode ser vista no canal público. Antes disso, há muitos premiados para ver.
"Green Book" é um dos filmes que poderá ver.

A grande noite do cinema acontece a 25 de abril, domingo, com a entrega dos Óscares. A cerimónia vai ser transmitida pela RTP1, mais de 20 anos depois. Mário Augusto e Catarina Furtado serão os anfitriões da noite, numa emissão que irá arrancar à meia-noite, já na madrugada de segunda-feira, 26 de abril. Durante esta semana, o canal público vai transmitir vários filmes premiados, desde clássicos a produções mais recentes.

Na RTP1, logo este domingo, 18 de abril, pode ver “África Minha”, de Sydney Pollack, que ganhou sete estatuetas. No dia seguinte, 19, mais um clássico, desta vez de Orson Welles, “O Mundo a seus Pés”. Na terça e na quarta-feira, 20 e 21, dois filmes de David Lean. Primeiro, “Lawrence da Arábia”, vencedor de sete Óscares; e depois e “A Ponte do Rio Kwai”, com o mesmo número de prémios.

West Side Story”, o musical que ganhou 10 Óscares, pode ser visto a 22 de abril. “O Caçador”, de Michael Cimino e com  Robert De Niro, passa na sexta-feira, 23. No sábado, 24, é a vez de “Green Book – Um Guia para a Vida”, que ganhou três Óscares.

A RTP2 também entra neste ciclo de filmes, com “Cinema Paraíso”, que ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1990.

A emissão dedicada os Óscares da RTP começa online, logo pelas 21 horas, com vários detalhes sobre os nomeados e as apostas dos favoritos. Depois poderá ver ainda a red carpet antes da entrega dos prémios.

Entre os principais nomeados deste ano estão filmes como “Mank”, “Minari”, “Sound of Metal”, “Nomadland — Sobreviver na América”, “O Pai”, “Judas and the Black Messiah” ou “Os 7 de Chicago”. Esta é a 93.ª cerimónia dos maiores prémios do cinema.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT