O avanço da tecnologia trouxe vários benefícios à sociedade, desde avanços médicos a dispositivos que facilitam o dia a dia. No entanto, também facilitou a exposição de crimes em tempo real, algo que é retratado na série documental “Crimes Gone Viral” que estreou este sábado, 4 de janeiro, na plataforma de streaming Max.
Ao longo de 12 episódios, os espectadores vão perceber como assaltos, perseguições, sequestros e atos de violência se tornam virais do dia para a noite graças às redes sociais, tornando-se depois manchetes mundiais. A série não apenas exibe os vídeos impactantes, captados através de smartphones e câmaras de vigilância, mas também conta com entrevistas de especialistas, vítimas e autoridades que analisam o impacto dessas imagens na sociedade.
Cada capítulo traz um caso diferente, desde assaltantes que são capturados graças à Internet até casos de violência doméstica denunciados após a viralização de um vídeo. A produção destaca, acima de tudo, como a partilha de conteúdo pode ser uma ferramenta de denúncia — mas como também pode gerar desafios legais e éticos, como julgamentos precipitados e a disseminação de informações falsas.
Além da exposição dos crimes, “Crimes Gone Viral” explora o papel da cultura da Internet na resolução de investigações. Em alguns casos, utilizadores juntam-se, cada um em sua casa, para identificar criminosos e para ajudar as autoridades.
“Imagens emocionantes de raptos, arrombamentos, perseguições de carros e outros crimes acumulam milhões de visualizações, mas as histórias por detrás destes crimes muitas vezes nunca são contadas — até agora. Esta série leva os espectadores aos crimes mais chocantes que se tornaram virais”, lê-se na sinopse.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em janeiro nas plataformas de streaming e canais de televisão.