A Amazon vai começar a incluir anúncios nos conteúdos transmitidos na Prime Video. A gigante do retalho on-line justificou a decisão esta sexta-feira, 22 de setembro, como uma estratégia para tentar aumentar as receitas da sua plataforma de streaming.
As alterações, que deverão entrar em vigor no início do próximo ano, aplicar-se-ão nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha — a menos que os subscritores paguem mais para optar por não ter anúncios. A Amazon informou que os subscritores nos EUA terão de pagar mais 2,99 dólares (cerca de 2,56€) por mês por um serviço sem anúncios, e que revelará os preços para os utilizadores noutros países numa data posterior.
Os anúncios passarão a fazer parte da experiência dos Prime em França, Itália, Espanha, México e Austrália mais tarde, em princípio em 2024, informou a empresa. “Para continuar a investir em conteúdo atrativo e manter esse investimento por um período alargado, a partir de 2024, os programas e filmes do Prime Video incluirão anúncios limitados”, explicou a empresa. O serviço, garante, terá menos anúncios do que outras plataformas de streaming — cerca de quatro minutos por hora. Os valores das subscrições não irão conhecer alterações em 2024, acrescenta.
Serviços de streaming como a Netflix e a Disney+, resistiram durante vários anos à introdução de anúncios, mas ao longo do último ano, foram vários os serviços que começaram a adotar a estratégia, numa tentativa de lidar com os custos crescentes e com a diminuição das subscrições. A Netflix registou um aumento de receita no segundo trimestre deste ano e ganhou 5,9 milhões de subscritores, crescimento atribuído a um novo tipo de adesão suportado por anúncios, introduzido em novembro, bem como às restrições à partilha de contas.
Em julho, a Netflix anunciou que não permitiria que os clientes aderissem ao seu plano de subscrição mensal sem anúncios. Os novos clientes poderiam, em vez disso, escolher entre um plano com anúncios a valores mais acessíveis. A Disney+ apresentou também uma nova modalidade com anúncios em dezembro.
Carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em setembro.