Televisão

“Entrevías”: a nova série espanhola que está a conquistar a Netflix em Portugal

É sobre um avô que tenta proteger a neta dos traficantes de droga do seu bairro. Tudo se passa nos arredores de Madrid.
A primeira temporada conta com 8 episódios.

Depois de “Bem-Vindos ao Éden”, há uma nova série espanhola a causar furor na Netflix. Chama-se “Entrevías”, estreou a 20 de maio e ocupa neste momento o terceiro lugar no top 10 das tendências de produções televisivas no catálogo português da plataforma de streaming.

Este não é um projeto original da Netflix. Tal como aconteceu com, por exemplo, o início de “La Casa de Papel”, a plataforma decidiu adquirir os direitos de distribuição desta série que já tinha sido transmitida na televisão espanhola. E alterou o formato: pegou nos 14 longos episódios que relatavam a história e dividiu-os por duas temporadas.

Só a primeira está por enquanto disponível na Netflix — com oito episódios de cerca de 70 minutos. A narrativa passa-se no bairro real de Entrevías, nos arredores da capital Madrid, embora o enredo seja fictício.

Acompanha Tirso Abantos, um veterano de guerra que vive nesta zona residencial e que gere uma loja de informática. O protagonista é um antigo militar rígido e mal-humorado, com características típicas de alguém rezingão que passa os dias a alegar que antigamente as coisas eram melhores.

No seu caso, refere-se sobretudo à tranquilidade do bairro. Diz que antes era habitado por pessoas boas e que era um local sossegado e pacífico. É crítico das novas gerações e, acima de tudo, odeia o tráfico de droga que ocorre regularmente em Entrevías.

A sua grande preocupação prende-se com a neta adotiva, Irene, que tem apenas 17 anos e associa-se a más companhias. O seu plano inicial é separá-la do namorado Nelson, que tem ligações ao mundo do tráfico. Para isso forma uma espécie de dupla de vigilantes com um agente da polícia.

Depois, os problemas tornam-se mais sérios e Tirso Abantos vai mesmo ver-se obrigado a lidar com criminosos perigosos para tirar a sua neta de perigo. “Entrevías” é uma série que está a ser descrita pela crítica como tendo vários momentos de tensão e suspense, mas também alguns alívios cómicos negros e sarcásticos.

A produção também explora o choque geracional — nomeadamente nas interações entre Tirso, que leva sempre uma vida organizada e convencional; e a neta Irene, que é mais espontânea e instintiva nas escolhas que faz no dia a dia.

O elenco inclui nomes como Jose Coronado, Felipe Londoño, Nona Sobo, Laura Ramos, Manolo Caro, Manuel Tallafé ou Itziar Atienza, entre outros. A produção foi criada por David Bermejo.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT