2022 voltou a ser um ano em que muitos canais e produtoras apostaram fortemente nas séries de televisão — e, seguindo a tendência dos últimos tempos, o streaming reforçou a sua preponderância face aos canais de televisão tradicionais e aos cinemas. Por isso mesmo, existem cada vez mais atores, cineastas e argumentistas a apostarem em formatos de diversos episódios para as plataformas.
Tal como fazemos sempre por esta altura, a NiT selecionou as dez melhores séries que foram transmitida ao longo do ano. Houve espaço para algumas novidades, como, por exemplo, a história de um rapaz que, alguns anos após trabalhar nos melhores restaurantes do mundo, pega no estabelecimento decrépito do seu malogrado irmão. Falamos da eletrizante “The Bear”.
Outra surpresa foi “Severance”. Realizada por Ben Stiller, é uma comédia dramática com uma forte componente de thriller e ficção científica. Trata-se de uma espécie de “The Office” em distopia, em que os empregados têm literalmente duas vidas separadas, uma pessoal e outra profissional.
“Andor” também foi uma agradável surpresa. O universo da galáxia muito, muito distante de “Star Wars” tem-se multiplicado por inúmeros projetos ao longo dos últimos anos. Mas “Andor” é a história mais terra a terra da saga, num thriller de espionagem que acompanha o início da Rebelião contra o Império.
Por outro lado, 2022 foi um ano de despedidas. Séries como “Better Call Saul”, “Ozark” e “Peaky Blinders” acabaram da melhor forma — e tiveram o direito a figurar nesta lista. Já produções como “The White Lotus”, “Euphoria” e “Barry” solidificaram os seus níveis de qualidade com as temporadas que estrearam este ano.
Carregue então na galeria para conhecer as 10 melhores séries que vimos em 2022, mas fica a nota da redação: já houve anos muito melhores do que este.