Terminou a primeira semifinal do Festival da Canção de 2023 e já é conhecido o primeiro grupo de finalistas — e não foram cinco como o esperado, mas sim sete. Churky (“Encruzilhada”), Cláudia Pascoal (“Nasci Maria”), Mimicat (“Ai Coração”), You Can’t Win, Charlie Brown (“Contraste Mudo”), SAL (“Viver”), Esse Povo (“Sapatos de Cimento”) e Neon Soho (“Endless World”) são os nomes dos artistas que passaram à final do concurso da RTP1 — que vai determinar quem é o representante português na próxima Eurovisão.
Devido a um problema técnico com o número de televoto de “Sapatos de Cimento” (Esse Povo), o tema passou automaticamente para a final. Após anunciaram os primeiros seis finalistas, as linhas abriram novamente. Este ano, o público teve a possibilidade de escolher uma sétima canção, de entre os concorrente não apurados na primeira votação, para ir à final. O último tema a ser apurado na primeira semifinal, escolhida exclusivamente pelo público, foi “Endless World”, de Neon Soho.
A segunda semifinal acontece daqui a uma semana, a 4 de março, e será conduzida por Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Nela vão participar Lara Li, Bandua, Bárbara Tinoco, Dapunksportif, Edmundo Inácio, Inês Apenas, Ivandro, The Happy Mess, Voodoo Marmalade e Teresinha Landeiro. Todas as canções estão disponíveis neste artigo da NiT.
A final está marcada para 6 de março e a RTP volta a apostar na dupla de Vasco Palmeirim e Filomena Cautela, com apoio de Inês Lopes Gonçalves. A Eurovisão terá lugar em Liverpool. Os Kalush Orchestra venceram a edição de 2022, por isso era suposto a Ucrânia ser o país anfitrião. Como o território ucraniano continua em guerra, a organização decidiu fazer o evento na cidade britânica. As semifinais acontecem a 9 e 11 de maio, enquanto a final acontece no dia 13.
Oiça em baixo as canções vencedoras da primeira semifinal.
“Encruzilhada”, Churky
“Nasci Maria”, Cláudia Pascoal
“Ai Coração”, Mimicat
“Contraste Mudo”, You Can’t Win, Charlie Brown
“Viver”, SAL
“Sapatos de Cimento”, Esse Povo (autoria de Quim Albergaria)
“Endless World”, Neon Soho