Este sábado, 4 de março, teve lugar a segunda semifinal do Festival da Canção de 2023, que tinha por objetivo escolher os seis concorrentes que se iam juntar aos sete já apurados na primeira eliminatória.
Ivandro (“Povo”), Edmundo Inácio (“A Festa”), Bárbara Tinoco (“Goodnight”), Voodoo Marmelade (“Tormento”) e Inês Apenas (“Fim do Mundo”) são os nomes dos artistas que passaram, diretamente, à final do concurso da RTP1 — que vai determinar quem é o representante português na próxima Eurovisão. A decisão resultou da combinação dos votos do público com os do júri, composto pelo radialista Pedro Ribeiro e pelos músicos Alex D’Alva, Márcia, Carlos Mendes, Sara Correia, MARO e Neev.
Dapunksportif (“World Needs Therapy”) foi o tema escolhido depois da reabertura do televoto, uma novidade desta edição. Para trás, ficaram The Happy Mess (“O Impossível”), Teresinha Landeiro (“Enquanto é Tempo”), Bandua (“Bandeiras”) e Lara Li (“Funâmbula”).
A final está marcada para 11 de março e a RTP volta a apostar na dupla de Vasco Palmeirim e Filomena Cautela, com apoio de Inês Lopes Gonçalves. A Eurovisão terá lugar em Liverpool. Os Kalush Orchestra venceram a edição de 2022, por isso era suposto a Ucrânia ser o país anfitrião. Como o território ucraniano continua em guerra, a organização decidiu fazer o evento na cidade britânica. As semifinais acontecem a 9 e 11 de maio, enquanto a final acontece no dia 13.
Oiça as canções vencedoras da segunda semifinal.
“A Festa”, Edmundo Inácio
“Fim do Mundo”, Inês Apenas
“Goodnight”, Bárbara Tinoco
“Povo”, Ivandro
“Tormento”, Voodoo Marmelade
“World Needs Therapy”, Dapunksportif