Televisão

RTP vai passar seis novos filmes em setembro — todos adaptações de fenómenos literários

Vergílio Ferreira, Luís de Sttau Monteiro, Miguel Simal e outros inspiram as obras que contam com alguns dos mais conhecidos atores portugueses.
A partir de 2 de setembro na RTP1.

A partir de 2 de setembro, a RTP1 vai transmitir seis novos filmes portugueses criados especialmente para o canal. A iniciativa decorrerá durante seis segundas-feiras, sempre pelas 21 horas. Todas as obras são adaptações de livros nacionais.

“O Chefe do Meu Pai Era um Democrata e Ninguém Sabia” da realizadora Mónica Santos, arranca estas sessões. Inspira-se no conto de Luís de Sttau Monteiro e a história relata como foi a transição do Estado Novo para a Democracia no 25 de Abril. Tudo isto é contado através dos olhos da filha de um funcionário submisso e explorado pelo seu chefe. 

O telefilme “A Palavra Mágica”, realizado por Maria Esperança Pascoal, baseia o seu enredo no conto de Vergilio Ferreira. Nesta obra, uma palavra inócua é mal interpretada pelos habitantes de uma aldeia, ganhando significados cada vez mais negativos à medida que se espalha. 

Este ciclo de filmes conta também com “Bully” do realizador Ricardo Pugschitz Oliveira, baseado na obra de Miguel Simal, “O Anel”, realizado por Cláudia Clemente e inspirado numa obra de Patrícia Maia Noronha. Para terminar, poderá ver “O Esqueleto” e “O Conto do Nadador” realizados por João Roque e Filipe Henriques, respetivamente. 

Nos elencos pode contar com nomes familiares e consagrados do cinema e televisão portuguesas. Entre eles estão Maria D’aires, João Jesus, José Raposo, António Pedro Cerdeira, Luísa Ortigoso, Ana Bustorff e Carlos Malvarez. 

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam em agosto nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT