Televisão

“Finisterra” chega esta segunda-feira à RTP1 com drama, terror e segredos do passado

A nova produção viaja até Aljezur em 1943, onde acompanha a luta de uma jovem acusada de bruxaria contra a ameaça nazi.
Também tem nazis à mistura.

Mistério, drama, bruxaria, fatos históricos e um pouco de terror juntam-se em “Finisterra”, a nova série da RTP1 que estreia esta segunda-feira, 10 de março, no canal. O primeiro episódio vai ser exibido pelas 21h01.

Inspirada em factos e criada por Guilherme Branquinho e Leone Niel, a produção vai transportar os espectadores para o ano de 1943 em Aljezur, um período em que Portugal mantinha a sua neutralidade na II Guerra Mundial, mas não escapava ao receio dos ataques aéreos alemães.

No meio deste contexto tenso, Celeste, uma órfã acusada de bruxaria, tenta compreender o que aconteceu aos pais e porque foi rejeitada pela própria vila. Determinada a provar a sua inocência, decide caçar a bruxa que assombra a sua comunidade, apenas para descobrir um mal ainda mais perigoso: a crescente presença nazi no sul de Portugal.

Composta por sete episódios, a série conta com um elenco de peso: Leonor Vasconcelos (Celeste), Rui Pedro Silva (Afonso), Gonçalo Waddington (Basílio Marreiros), Miguel Guilherme (Veríssimo), Fábio Godinho (Prior), Pedro Lacerda (Jacinto), Rita Reis (Graça), Alyne Fernandes (Aurora) e Romeu Runa (Marcelino).

O projeto já recebeu reconhecimento internacional. Em 2022, venceu um prémio de três mil euros no TV Beats, um encontro dedicado ao audiovisual que decorreu em Tallinn, na Estónia. Em 2020, foi também uma das vencedoras de um concurso de apoio à escrita de argumento, promovido pela plataforma de streaming Netflix em parceria com o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual).

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam em março  nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT