Televisão

Estrela de “Prison Break” revela que tem autismo

O ator Wentworth Miller foi diagnosticado durante a quarentena do ano passado.
O ator tem 49 anos.

Wentworth Miller, a estrela de “Prison Break”, revelou através de uma publicação no Instagram que durante a quarentena do ano passado descobriu que tem autismo: “Tal como a toda a gente, a quarentena tirou-me coisas. Mas no silêncio/isolamento, encontrei dádivas inesperadas”, diz o ator.

Miller admite que não sente vergonha do diagnóstico, acrescentando até: “É algo que não mudaria… ser autista é central para quem eu sou e para tudo o que eu alcancei”. Na publicação dá mais detalhes quanto ao diagnóstico, que, segundo o próprio, foi feito no outono de 2020.

De acordo com a página do Serviço Nacional de Saúde, “o autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados.” A maior parte dos casos são diagnosticados em criança, quando se começam a perceber as falhas no desenvolvimento pessoal. Wentworth, pelo contrário, fez esta descoberta em adulto: “O acesso a um diagnóstico é um privilégio que muitos não têm”, confessa o ator na publicação.

Sabendo que está numa posição de privilégio quanto a outras pessoas da comunidade autística, Miller realça que não quer ser uma voz mal informada quanto ao assunto, e que deixará outras pessoas do espetro do autismo falarem, algo que muitas vezes não têm oportunidade de fazer, quando o resto da sociedade fala por si. “Apenas quero levantar a minha mão e dizer ‘eu estou aqui'”.

A estrela de “Prison Break” acaba a publicação a agradecer a todas as pessoas que lhe mostraram bondade e disponibilidade para o permitirem andar pelo mundo de uma forma que fazia sentido para ele, embora pudesse não fazer sentido para todos os outros.

A biografia do seu Instagram também já foi alterada, onde detalha agora que é autista e neurodivergente.

Pode ainda ler este artigo da NiT para descobrir melhor a vida de Wentworth Miller, que foi marcada por tentativas de suicídio, depressão e homofobia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT