Televisão

Ex-concorrente de “Hell’s Kitchen” quer processar Ljubomir Stanisic

Cândida Batista, que participou na anterior edição, queixa-se de atentado à dignidade.
Ela odeia Stanisic

Um ano depois do fim da primeira edição portuguesa de “Hell’s Kitchen”, ainda há chamas por apagar. Segundo a “TV Mais”, a concorrente brasileira Cândida Batista terá dado início a um processo em tribunal para exigir uma indemnização ao chef e apresentador, Ljubomir Stanisic.

A ação terá sido interposta em Lisboa e pede uma indemnização de 40 mil euros “devido à forma como foi retratada e apresentada no decorrer do programa”, refere a publicação, que cita também uma fonte anónima da ex-concorrente.

“[Ela ficou] profundamente incomodada como a sua imagem foi apresentada nos vários episódios em que participou, e que a imagem que passou cá para fora em nada tem a ver com a sua e que isso lhe trouxe consequências negativas a nível profissional”, refere.

O alvo é Stanisic que terá, segundo a mesma pessoa, feito “alguns comentários menos próprios”, nomeadamente “quando ele lhe pergunta a sua opinião sobre os concorrentes do sexo masculino”. “A ela, que é mulher e mãe”, conclui.

A antipatia de Cândida Batista pelo chef não é nenhuma novidade. Manifestou-a publicamente após a saída do programa. “Nenhum do feedback que recebi durante a minha permanência no programa foi relacionado com as minhas habilidades como cozinheira mas, sim, sobre o meu corpo, por isso já não queria mais estar ali”, escreveu.

“Nunca ouvi nada parecido na vida real, dentro das cozinhas exigentes pelas quais passei, mesmo sendo um ambiente muito machista. Jamais esperava por ataques pessoais num nível de misoginia tão absurdo no mundo da televisão.”

No arranque dessa edição, Cândida Batista foi apresentada com um vídeo sensual, uma sexualização que foi amplamente criticada à época. A edição ficou, aliás, marcada por várias críticas ao chef, sobretudo de associações feministas, devido a comentários considerados sexistas. https://www.nit.pt/cultura/televisao/ha-sexismo-em-hells-kitchen-e-preciso-denunciar-estes-comentarios-repugnantes

Entretanto, no Instagram de Cândida Batista, a concorrente ainda não confirmou ou negou a intenção de processar o chef, mas deixou algumas pistas. Nas stories partilhadas esta quinta-feira, 14 de abril, partilha a imagem de uma mensagem deixada por um seguidor.

“Você processa as pessoas à conta de certos comentários, que espera depois dessas fotos?”, numa clara alusão às imagens em lingerie e mais arriscadas que a brasileira costuma partilhar no seu perfil. A ex-concorrente respondeu: “Eu espero que cada um cuide da sua vida.”

Ainda noutra story, a cozinheira partilha um artigo noticioso que dá conta das diversas queixas na ERC devido aos comentários “sexistas e ofensivos” feitos pelo chef Ljubomir Stanisic.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT