Televisão

“Express”: a nova série espanhola que chegou ao top da Netflix

Estreou-se no país vizinho em 2022. Além do crime de rapto, trata temas centrais como a relação com o trauma e a família.
Já está no top da Netflix.

“Casa de Papel”, “Elite”, “Toy Boy”, entre muitas outras. A lista de séries espanholas que têm feito sucesso um pouco por todo o globo, mas sobretudo em Portugal, já faz perder a conta. Se é um aficionado das produções vizinhas, deve-se recordar de “Vis a Vis” — o drama prisional que segue as desventuras de Macarena Ferreiro (interpretada por Maggie Civantos), uma jovem ingénua que se apaixona pelo patrão e vai presa por sua causa.

Caso tenha sido fã desta última, trazemos boas notícias: a 7 de junho chegou a este lado da Península a série “Express”, que se estreou em Espanha em 2022 e conta já com duas temporadas — ideal para quem gosta de binge watching. Realizada por Iván Escobar — que escreveu e dirigiu também “Vis a Vis” — a novidade já se provou um êxito nas tabelas da Netflix, tendo chegado ao top 10.

Civantos serve de protagonista, uma vez mais, mas desta vez, assume o papel de uma brilhante psicóloga criminal, Bárbara Vázquez. Tudo começa quando a personagem é vítima de um rapto, durante quatro horas, onde tudo falha: a polícia, os protocolos, os negociadores e até mesmo o marido, que se encontrava a ter relações sexuais com outra pessoa. 

A partir daí, a jovem decide formar uma equipa de especialistas anti-sequestro, que se irá dedicar a evitar este tipo de crime, recorrendo a tecnologia de ponta. Com o financiamento da dona de uma grande seguradora, Bárbara reúne o que há de melhor em cada área para a sua equipa: uma ex-agente do Centro Nacional de Inteligência, uma mestre em drones, um hacker, um antigo membro de um gangue e um ex-militar.

Agora, só falta conjugar esta nova vida com a educação das filhas, após o fim do seu casamento, e claro, lidar com o trauma que a acompanha depois de um dos piores episódios da sua vida. 

Ao abordar temas atuais e universais, como a corrupção, a violência e a conciliação entre trabalho e família, é fácil que o espetador se relacione e crie empatia com os atores e todo o enredo. “Estamos a falar de uma indústria poderosa: a do medo. De um sistema que existe em todo o lado e de um crime que, infelizmente, está na ordem do dia em muitas partes do mundo”, afirmou Antonio Sánchez Olivas, produtor, em entrevista ao “Filmlier”. 

“Além disso, falamos de conflitos familiares, de uma mulher que é separada e tem duas filhas, que precisa de conjugar o trabalho com a vida pessoal”. Civantos acrescenta que “o público gosta do facto de ser uma série que, apesar de falar de questões contemporâneas que nos fazem refletir, tem, ao mesmo tempo, um ritmo frenético que gera dependência”, afirmou em entrevista à Vanity Fair, em 2022.

“O projeto do qual mais me orgulho é sempre o último que realizo, porque a cada um cresço e aprendo, por isso agora estou especialmente orgulhosa da minha personagem Bárbara no ‘Express’”.

O elenco conta com Kiti Mánver, Loreto Mauleón, Vicente Romero, Esteban Meloni, Alba Planas, Ana Marzoa, Omar Banana e Bernardo Flores. As duas temporadas estão disponíveis na Netflix, cada uma oito episódios.

Carregue na galeria para conhecer algumas das séries e temporadas que estreiam em junho nas plataformas de streaming e canais de televisão.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT