Televisão

“Extrapolations”: a nova série sobre as alterações climáticas tem um elenco de luxo

Meryl Streep, Edward Norton, Kit Harington, Marion Cotillard, Gemma Chan, Tobey Maguire ou Forest Whitaker são alguns dos atores.
Meryl Streep é uma das atrizes.

Há 17 anos, Scott Z. Burns produziu um dos documentários mais impactantes de sempre sobre as alterações climáticas e o aquecimento global. “Uma Verdade Inconveniente”, com Al Gore no centro da narrativa, chamou a atenção para a crise do ambiente e terá sido importante para sensibilizar enormes fatias da população para o tema.

Mais do que nunca, o assunto continua na ordem do dia — e Scott Z. Burns volta a estar ao leme de um projeto ambicioso de grande dimensão que se foca nas alterações climáticas. “Extrapolations” é uma série dramática de antologia (ou seja, cada episódio conta uma história diferente, com personagens distintas) que estreia na plataforma Apple TV+ esta sexta-feira, 17 de março.

Os oito capítulos passam-se em vários locais do planeta, mas sempre num futuro bastante próximo — por exemplo, daqui a 10 ou 15 anos. Baseia-se em evidências científicas seguras, de forma a imaginarmos como será o mundo daqui a uns tempos, sobretudo se não existirem esforços significativos para inverter esta tendência.

“Tem havido muitas histórias sobre o mundo despido e pós-apocalítico”, disse Scott Z. Burns em declarações à revista especializada “Grist”. “Mas antes de chegarmos a esse fim, há um enorme e atribulado intermédio.”

As histórias estão associadas, por exemplo, a incêndios devastadores ou a tempestades de proporções assustadoras — mas não se ficam por aí. Ao contrário de um documentário, a ideia passou mesmo por envolver os espectadores nas vidas de pessoas comuns, para perceberem como é que as alterações climáticas as poderão impactar. 

“O que um documentário não consegue captar é como é que se vai sentir”, acrescenta a outra showrunner, Dorothy Fortenberry, mais conhecida por ter sido uma das guionistas de “The Handmaid’s Tale”. Obviamente, uma história emocional vai sempre gerar mais impacto junto dos espectadores — se comparado com um gráfico ou uma tabela com dados.

“Queríamos fazer algo que alguém que soubesse mais ou menos ou soubesse muito sobre alterações climáticas não se sentisse ‘Eles fizeram isto tão mal que tenho de desligar’. Mas também não queríamos que aqueles que não têm tantas informações científicas se sentissem alienados ou excluídos.”

Existem algumas liberdades criativas na área da ciência, mas são quase todas em relação a tecnologias que ainda não existem — ou pelo menos não estão massificadas — e que não distorcem a verdade científica sobre as alterações climáticas.

Um grande elemento de atração para levar os espectadores a verem “Extrapolations” é o autêntico elenco de luxo. Na lista estão nomes como Meryl Streep, Edward Norton, Kit Harington, Sienna Miller, Marion Cotillard, Gemma Chan, Tobey Maguire, David Schwimmer ou Forest Whitaker.

Mas ainda há mais: Daveed Diggs, Matthew Rhys, Adarsh Gourav, Eiza González, Diane Lane, Murray Bartlett, Heather Graham, Judd Hirsch, Indira Varma, Cherry Jones, Michael Gandolfini, Keri Russell e Tahar Rahim também participam na nova produção da Apple TV+.

Carregue na galeria para conhecer outras séries de televisão ou temporadas novas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT