Televisão

Falámos com a atriz de apenas 16 anos que se estreia nas novelas em “Queridos Papás”

Rita Nascimento interpreta a personagem Margarida Guimarães na produção da TVI que estreia esta segunda-feira, 13 de março.
Fotografias de Mário Bau.

Chama-se “Queridos Papás” e estreia na TVI esta segunda-feira, 13 de março. Fernando Pires, Pedro Sousa, Tiago Teotónio Pereira, José Fidalgo, Nuno Homem de Sá, Sara Prata, Madalena Brandão, Ana Varela e Helena Isabel, são alguns dos nomes que compõem o elenco desta adaptação de um formato argentino à realidade portuguesa.

Entre o leque de atores experientes da ficção televisiva nacional, há um novo rosto, ainda desconhecido da maioria dos portugueses — o de Rita Nascimento. Apesar de a jovem de 16 anos já ter entrado em várias peças de teatro, dobragens de filmes de animação e espetáculos de dança, “Queridos Papás” é a sua estreia em televisão. Vai ser a adolescente Margarida Guimarães, filha de Jaime (Fernando Pires) e Bárbara (Madalena Brandão).

Tudo começou em março de 2022, quando a Elite, a agência a que Rita  atualmente, a convidou para participar num casting para uma nova produção da TVI. “Basicamente disseram-me apenas para gravar uma self-tape. Por acaso ficou engraçado, gravei um vídeo onde estava a escrever no telemóvel com aquele sorriso típico de adolescente e a minha mãe perguntava-me o que estava a fazer e eu dizia: “Não me chateies, mãe!””, conta à New in Setúbal Rita Nascimento.

Como a produção demorou alguns meses a responder, a jovem até se esqueceu que tinha enviado a tal self-tape. Porém, no verão do ano passado, Rita recebeu um telefonema para ir à Plural. Na altura, estava longe de imaginar que este seria o início de um casting com cinco fases para entrar numa novela.

“No primeiro casting levei o texto decorado, fiz o ensaio e correu bem, apesar de estar muito nervosa. O segundo também correu”, acrescenta. No terceiro casting aconteceu uma situação inesperada, que deixou a atriz ainda mais nervosa. “A Elite mandou as cenas para o meu email, só que os materiais não descarregaram e então tive de decorar tudo na hora mas correu bem.”

No quarto casting foram feitos alguns jogos de representação entre os vários participantes que eram sobretudo adolescentes. No entanto, nenhum dos candidatos sabia que tipo de produção se tratava.

Quando chegou a quinta e última fase, em agosto de 2022, Rita estava de férias no Algarve e foi informada que o casting seria precisamente no período em que estaria fora do País. “Eu e os meus pais tínhamos planeado ir passear um dia a Sevilha. No entanto, abdicámos desse programa, levantámo-nos às cinco da manhã e viemos para Lisboa para eu participar no casting”, recorda a jovem estudante do 11.º ano no Conservatório de Dança de Lisboa.

Nessa última fase já não estavam quase adolescentes nenhuns no recinto da Plural. Quando lá chegou, algumas pessoas deram-lhe os parabéns, uma situação que lhe pareceu bizarra. Só quando deu conta estava a ser apresentada aos atores Fernando Pires, Madalena Brandão e Ana Varela é que as coisas começaram a fazer sentido.

“Nesse dia é que percebi que ia fazer a novela ‘Queridos Papás’ e me caiu a ficha. Mostraram-me o plano de elenco, as árvores genealógicas das várias famílias. Senti uma grande responsabilidade porque é a minha estreia em televisão, mas ao mesmo tempo uma enorme gratidão por poder participar neste projeto”, afirma à NiT.

Para quem ainda não sabe, a história de “Queridos Papás” acompanha as vidas de quatro pais — Xavier, Matias, Simão e Jaime — e aborda sobretudo “as novas formas de paternidade”. Cada personagem tem uma história de vida diferente, mas acabam sempre por se cruzar num elemento comum, os filhos, que recolhem diariamente à porta da escola.

Rita Nascimento interpreta a personagem Margarida Guimarães, conhecida por Guida. “Tem 14 anos e é uma rapariga bastante insegura com o corpo. O pai até lhe costuma chamar ‘pequena lontrinha’ de forma carinhosa mas ela não gosta porque tem todas essas questões com a imagem e quando está chateada refugia-se na comida”, revela a jovem. “Ela é muito direta, irreverente e tem uma grande capacidade de fazer com que os pais se sintam mal em algumas situações”.

As gravações começaram no final do ano passado e deverão terminar este verão. O cenário escolhido para receber os 220 episódios transmitidos em horário nobre foi o Seixal. O Parque Urbano da cidade (é um decor recorrente e será um dos mais vistos durante a história), Núcleo Urbano Antigo do Seixal, Quinta dos Franceses, frentes ribeirinhas do Seixal, Arrentela e Amora, Quinta da Fidalga, Moinho de Maré de Corroios são alguns dos locais das cenas no exterior.

Sobre os bastidores, Rita garante que está a ser uma “aprendizagem constante” e que o ambiente não podia ser mais descontraído. “Tenho aprendido imenso com os atores. Fiquei muito contente por ter sido escolhida para ser a ‘filha’ do Fernando Pires. Já conhecia o trabalho dele sobretudo por causa da série ‘Conta-me como Foi’ da RTP e acho que não me podia ter calhado melhor pai. Ele é muito divertido, está sempre a dizer piadas, dá-me muitos conselhos e tem sido um grande apoio. E é engraçado porque ele tem caracóis como eu e somos parecidos em algumas coisas. Por exemplo, estão sempre a chamar-nos a atenção porque deixamos as roupas dessarumadas”.

Quanto à reação dos espectadores portugueses à novela, a atriz antecipa: “Acho que vai agarrar as pessoas porque não é uma novela tradicional com bons e maus. É cómica, sim, mas também tem situações bastante reais e acaba por ser um retrato da vida a acontecer”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT