Televisão

Fãs revivalistas: nova temporada de “American Horror Story” passa-se nos anos 80

É uma grande homenagem aos filmes de terror desta época. A série já regressou ao canal Fox.
A série vai transmitir um episódio por semana.

Todos os anos é assim. Estreia uma nova temporada de “American Horror Story”, com protagonistas diferentes, uma nova história e um cenário (ou universo) distinto — ainda que muitas vezes sejam os mesmos atores. Desta vez, é o imaginário dos anos 80 que está bem presente.

Tanto é assim que a nona temporada da série antológica se chama precisamente “AHS: 1984”. Estreou nos EUA em setembro e chegou a Portugal na madrugada desta terça-feira, 15 de outubro, por volta das 3h30, quando o primeiro episódio foi transmitido na Fox.

Os novos capítulos vão ser sempre transmitidos neste horário (o melhor será voltar para trás na box para os ver). No total, são dez episódios.

Desta vez, Ryan Murphy, o showrunner do projeto, deixou-se inspirar por vários filmes clássicos de terror para criar a história da temporada. “Sexta-Feira 13”, “Halloween” ou “Gritos” foram algumas das produções que influenciaram o enredo.

Tudo se passa no verão de 1984, num campo de férias chamado Redwood, em que os adolescentes e os adultos monitores vão enfrentar o maior perigo das suas vidas.

Aquele sítio tem um passado macabro e sombrio (há até ali um asilo para doentes perigosos), mas os cinco amigos que partiram de Los Angeles para o campo de férias para serem monitores durante umas semanas nunca esperavam ser assombrados por um assassino.

As cenas de amor entre adolescentes, as aulas de aeróbica ou outras que refletem o espírito a campo de férias nos anos 80 são intercaladas com este perigo eminente que aparece quando menos se espera. Muito provavelmente, o assassino também não será a personagem mais previsível do enredo — e é possível que haja elementos sobrenaturais no meio de tudo isto.

A banda sonora é uma das principais responsáveis por nos fazer recuar no tempo, ao som de Def Leppard, Billy Idol, Banarama, Billy Squier ou Tony K, entre outros. Até há uma playlist no Spotify para os fãs.

“American Horror Story” já teve um culto de bruxas, um hotel, um asilo, uma casa do crime e uma temporada que foi uma autêntica metáfora para a eleição de Donald Trump.

Como tem sido habitual, muitos dos atores de outras temporadas (e outras séries de Ryan Murphy) repetem-se. Emma Roberts, Cody Fern, Angelica Ross, Billie Lourd ou Matthew Morrison são alguns deles. Esta é a primeira vez que Evan Peters não participa na série, e é a segunda temporada em que Sarah Paulson não faz parte do elenco. 

Ao longo dos anos, a série já venceu vários Globos de Ouro e prémios Emmys, sendo que já está confirmada uma décima temporada de “American Horror Story”, que deverá estrear em 2020. Já é a produção original do canal FX há mais tempo no ar.

Conheça ainda a nova série que Ryan Murphy criou para a Netflix, “The Politician”, sobre um rapaz que sempre soube que queria ser presidente dos EUA. Para lá chegar, tem de sobreviver ao mais desafiante e problemático campo político de todos: a escola secundária.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT