Chega à televisão portuguesa esta terça-feira, 20 de dezembro e chama-se “Fire Country”. O primeiro episódio desta série, que estreia pelas 22h15, vai ser transmitido em simultâneo na Fox e na Fox Life — embora esta seja uma produção que vai poder acompanhar na Fox ao longo dos restantes nove capítulos.
A narrativa passa-se no norte da Califórnia, uma área do estado americano que é frequentemente assolada por violentos incêndios — e cada vez mais, uma vez que as alterações climáticas têm agravado o fenómeno.
O ator protagonista e criador do projeto, Max Thieriot (que já trabalhava com a estação de televisão americana CBS, responsável por esta nova série, em “SEAL Team”) cresceu neste contexto. Sabe, graças à sua experiência da vida real, como os bombeiros são importantes nesta comunidade, por isso, decidiu homenageá-los com o enredo de “Fire Country”.
Para isso, foi buscar o famoso produtor Jerry Bruckheimer e dois argumentistas que tinham trabalhado em “Anatomia de Grey”, Tony Phelan e Joan Rater. Juntos orquestraram uma história fictícia que se baseia num programa real em que os reclusos da Califórnia se podem juntar ao departamento local de bombeiros para terem penas reduzidas, ganharem algum dinheiro e ajudarem em missões difíceis.
É um programa que remonta à altura da Segunda Guerra Mundial, quando muitos homens em idade ativa estavam em combate e havia falta de bombeiros nas cidades — desde aí que a Califórnia e outros estados têm implementado este tipo de iniciativas, que não são consensuais por diversos motivos.
A personagem principal é um destes reclusos, Bode Donovan. Com a esperança de se redimir pelos crimes que cometeu e a busca por uma pena menor, inscreve-se neste programa de bombeiros. Acaba por ser colocado na cidade onde cresceu, o que o vai obrigar a confrontar-se com o seu passado — e com várias pessoas que conhece e que ainda ali moram, o que poderá reacender tensões antigas.
“Fire Country” acompanha Bode Donovan e os seus companheiros bombeiros (os reclusos e os outros) pelas histórias quase diárias de incêndios e outras ocorrências no norte da Califórnia. Pelo meio há sequências de ação carregadas de suspense, turbilhões de emoções e elementos de drama.
O elenco inclui ainda nomes como Kevin Alejandro, Jordan Calloway, Stephanie Arcila, Jules Latimer, Diane Farr, Billy Burke e W. Tré Davis, entre outros.
Curiosamente, quem não gostou da série foi o California Department of Forestry and Fire Protection, mais conhecido como Cal Fire, a corporação de bombeiros que é retratada na série. “Esta série de televisão é uma deturpação do corpo de bombeiros profissionais e da agência de proteção de recursos que o Cal Fire é”, escreveu o diretor do Cal Fire, Joe Tyler, numa carta dirigida aos seus bombeiros. O sindicato local também se distanciou da produção televisiva. Contudo, os criadores da série frisam que tiveram bombeiros consultores no projeto e que se esforçaram para que fosse realista e verossímil.
Carregue na galeria para conhecer outras séries (e temporadas) novas.