Televisão

“The Gilded Age”: o novo drama histórico do criador de “Downton Abbey”

Desta vez, a história acompanha a elite americana. Vai estrear na HBO Portugal e tem nove episódios.
São 9 episódios.

Foi em 2010 que estreou “Downton Abbey”, série passada na Inglaterra do início do século XX, que se viria a tornar um fenómeno mundial. Teve seis temporadas, conquistou inúmeros prémios e deu até origem a sequelas no cinema. O segundo filme da saga estreia a 17 de março nas salas portuguesas.

Por volta de 2012, o criador da série, Julian Fellowes, começou a pensar numa possível prequela passada algumas décadas antes. A ideia esteve em suspenso durante vários anos, foi-se transformando e também perdendo gás, à medida que “Downton Abbey” chegava ao fim com menos fulgor do que no início.

Ainda assim, permaneceu a ideia de criar uma série baseada na “Gilded Age” americana — a idade dourada dos EUA, que coincidiu com a Belle Époque francesa e o período vitoriano no Reino Unido. Dez anos depois da ideia original, o resultado chega finalmente aos fãs: “The Gilded Age” estreou a 25 de janeiro na HBO Portugal.

Em “Downton Abbey”, a narrativa estava dividida por classes sociais. A família aristocrata Crawley nos andares de cima, os humildes (e leais) servos nos pisos inferiores da mansão. Nesta nova série, também há mestres e criados, mas o grande conflito centra-se entre as tradicionais famílias abastadas e os novos-ricos.

A “Gilded Age”, que corresponde às últimas décadas do século XIX, foi uma altura de enormes transformações económicas nos Estados Unidos. Houve setores da sociedade que de repente se tornaram ultra lucrativos, também com a ajuda da mão de obra que imigrou da Europa, e outros que ficaram decadentes. Isso transformou as elites sociais e económicas americanas.

Esta história arranca em 1882, quando a jovem Marian Brook se muda de uma zona rural na Pensilvânia para a cidade de Nova Iorque. O motivo que a faz ir viver com as tias abastadas, Agnes van Rhijn e Ada Brook, é a morte do pai.

Marian viaja acompanhada por Peggy Scott, uma aspirante a escritora em busca de uma nova vida, e de repente dá por si numa guerra social. De um lado está uma das tias, herdeira de uma enorme fortuna. Do outro, estão os seus vizinhos novos-ricos, acabados de chegar, George e Bertha Russell. Ele é um magnata cruel do mundo ferroviário. Ela é a sua esposa ambiciosa. Os dois vão tentar embrenhar-se junto das elites estabelecidas. No meio de tudo isto está Marian, que vai ter de descobrir o seu próprio caminho.

O elenco de “The Gilded Age” inclui nomes como Louisa Jacobson, Cynthia Nixon, Carrie Coon, Morgan Spector, Christine Baranski, Taissa Farmiga ou Michael Cerveris, entre outros. Além de Julian Fellowes, a produção foi escrita por Sonja Warfield. Já Michael Engler e Salli Richardson-Whitfield são os realizadores dos nove episódios.

Carregue na galeria para conhecer outras novas séries para descobrir nas plataformas de streaming e nos canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT