Seis anos depois de a Netflix chegar a Portugal, estreou na plataforma de streaming a primeira série original portuguesa. “Glória” aterrou a 5 de novembro de 2021 — antes de Rabo de Peixe ter dado a volta ao mundo. Agora, é a vez de o thriller de espionagem ser emitido pela RTP1, canal responsável pela coprodução. A trama será transmitida a partir do dia 21 de agosto, de segunda a sexta-feira.
Com argumento de Pedro Lopes, que também é o criador, e realização de Tiago Guedes, “Glória” acompanha João Vidal, interpretado por Miguel Nunes, um engenheiro com ligações familiares ao Estado Novo que é recrutado pelo KGB, os serviços secretos da antiga União Soviética. A ação acontece nos anos 60, entre Lisboa e Glória do Ribatejo, onde operava a RARET, centro de transmissões comandado pela CIA.
“Glória” arrecadou alguns prémios, entre eles o galardão de Melhor Série ou Telefime nos prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema. Além de Miguel Nunes, do elenco fazem parte Carolina Amaral, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro, Albano Jerónimo, Marcello Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais, Leonor Silveira, Matt Rippy, Stephanie Vogt, Jimmy Taenaka, Ana Neborac e Augusto Madeira.
A história que é contada em “Glória” é muito pouco conhecida, inclusive em Portugal. Entre 1951 e 1996, na aldeia da Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, funcionou a Radio Retransmissão (RARET). Tratava-se de um centro de transmissões americano que emitia propaganda ocidental para o bloco de leste.
O regime de Salazar não era capitalista, mas desprezava ainda mais o comunismo. Por isso, o ditador português e os americanos foram aliados durante os anos da Guerra Fria que coincidiram com o Estado Novo. Ainda assim, as relações eram relativamente tensas.
Nesta narrativa fictícia, inspirada neste contexto histórico real, acompanhamos João Vidal (Miguel Nunes). Filho de um secretário de estado, e depois de ter servido na Guerra Colonial em África, vai para a RARET trabalhar como engenheiro. Só que João esconde um segredo — que é assumido logo à partida na sinopse de “Glória”. Foi recrutado pelo KGB e por isso vai assumir uma série de missões de espionagem durante o período em que está ao serviço da RARET.
Aproveite para ler o artigo e descobrir mais sobre a série.