Televisão

“The Good Doctor” está de volta — saiba o que esperar da nova temporada

Estreia no AXN esta terça-feira, 28 de setembro. Há novidades no elenco, mas também existe uma personagem de saída.
"The Good Doctor" regressa assim ao AXN.

Esta terça-feira, 28 de setembro, estreia a quinta temporada de “The Good Doctor”. Basta ligar a televisão a partir das 22 horas para assistir ao primeiro episódio. A série em Portugal é transmitida no AXN, mas recentemente as primeiras três temporadas também se tornaram um fenómeno de audiências no catálogo nacional da Netflix.

A NiT decidiu antecipar a nova temporada ao explicar aquilo que já se sabe — contudo, só vale mesmo a pena ler este artigo se tiver visto as quatro temporadas que já estrearam. Esta história acompanha a carreira e vida pessoal de Shaun Murphy, um médico brilhante com uma personalidade muito peculiar, também porque é autista e tem síndrome de Savant. Shaun tem dificuldades em socializar, mas ao mesmo tempo tem dons incríveis: além de ser um excelente cirurgião, é extremamente inteligente e tem uma ótima memória fotográfica.

Ao longo do tempo, Shaun desenvolveu uma relação com a sua primeira paixão, Lea Dilallo — algo que foi muito mais difícil para ele do que os complexos procedimentos médicos que realiza no dia a dia no hospital.

A relação tem evoluído e um dos grandes destaques da quarta temporada é quando Lea pede Shaun em casamento. Apesar de estarem num momento difícil, depois do aborto espontâneo de Lea, perceberam que têm uma ligação inquebrável. O casamento poderá muito bem fazer parte da quinta temporada.

Quem vai sair de “The Good Doctor”?

Depois de quatro temporadas a interpretar Claire Brown, a atriz Antonia Thomas vai abandonar a série. No final da quarta temporada, uma equipa do hospital St. Bonaventure está numa missão na Guatemala. Browne decide ficar com a equipa médica naquela vila remota e ajudar os locais, que precisam de bastante apoio.

Antonia Thomas deixou a entender que poderá voltar à série para algum tipo de participação especial, mas a sua personagem vai deixar de ser regular. “Foi uma decisão muito difícil, e sair é algo agridoce porque os últimos quatro anos foram incríveis. Depois de dedicar quatro anos à Claire e à sua jornada, explorando mesmo a personagem, estou pronta para experimentar algo novo”, contou ao “Deadline”.

Quem vai estar mais presente na série?

Há três personagens — interpretadas por Noah Galvin (Asher Wolke), Bria Henderson (Jordan Allen) e Osvaldo Benavides (Mateo Rendón Osma) — que já existiam na história, mas que vão passar a ter um papel muito mais relevante no enredo.

O que podemos esperar da história?

A quarta temporada começou com um ciberataque que colocou em risco várias máquinas essenciais para a sobrevivência de pacientes. Lea acaba por conseguir derrotar os hackers. 

Os antigos rivais Morgan Reznick e Alex Park começam a dar-se durante a quarta temporada. Sobretudo quando se tornam colegas de casa após ele ver o seu casamento terminado. Se no início havia uma grande resistência a desenvolverem algum tipo de romance, depois criam-se as bases para uma relação sólida.

Outra das narrativas que podem ser exploradas na próxima temporada é o stress pós-traumático de Lim, provocado por vários meses a tratar de doentes com Covid-19, muitos dos quais não sobreviveram.

Contudo, na Guatemala, Lim aproxima-se de Mateo Rendón Osma, que vai agora tornar-se uma personagem regular. Isto abre a porta para um possível futuro interesse amoroso durante a quinta temporada. Quanto aos protagonistas, os fãs estão mesmo à espera do casamento entre Shaun e Lea.

Se estiver à procura de outras séries novas para ver, carregue na galeria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT