Televisão

“La Casa de Papel” fez disparar as pesquisas no Google por “Grândola, Vila Morena”

A música originalmente cantada por Zeca Afonso foi usada na cena final da mais recente temporada de "La Casa de Papel".
Está a ser um sucesso.

Seja numa conversa de café, entre amigos, ou nas redes sociais, o tema atual é um: a nova temporada de “La Casa de Papel”. A chegar finalmente aos últimos capítulos, a série espanhola tem sido uma verdadeira tendência entre todos que já a viram (e mesmo entre aqueles que ainda não tiveram esse oportunidade). Outro tópico que está atualmente na berra é “Grândola, Vila Morena”, a icónica música do 25 de abril.

Pode parecer estranho associar “La Casa de Papel” e uma música que foi lançada há mais de 47 anos atrás, mas a verdade é que a partir do dia 3 de setembro, ambas ficaram ligadas. Na cena final da nova temporada da série, foi possível ouvir um cover da música de Zeca Afonso, desta vez cantada por Pablo Alborán e Cecilia Krull.

No Google, tornou-se um dos termos mais pesquisados nos últimos dias. Embora a plataforma não revele números em concreto — como a quantidade de pesquisas —, acaba por revelar os pontos altos das buscas.

Numa escala de 0 a 100 em que “100 é o pico da popularidade do termo”, o pico da pesquisa por “Grândola, Vila Morena” foi precisamente no dia que seguiu o lançamento da nova temporada, ou seja, 4 de setembro, onde o termo atingiu o valor máximo. 

Como seria de esperar, Portugal (100) foi o país que mais procurou a música. Seguem-se Moçambique (22), Espanha (22), Luxemburgo (21) e Angola (13). No total, 52 países procuraram a canção vezes suficientes para aparecerem nos dados do Google Trends.

“Grândola Vila Morena La Casa de Papel” e “Grândola, Vila Morena Cecilia” também tiverem um aumento de pesquisas nos dias após o lançamento da produção espanhola.

No YouTube, o cover de Pablo Alborán e Cecilia Krull encontra-se no número 11 das tendências de músicas, e no número 20 dos vídeos mais vistos no País atualmente.

Além da versão com Alborán, Cecilia Krull tem uma versão a solo de “Grândola, Vila Morena”, apelidada de “War Song”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT