televisão

Gravações de “A Guerra dos Tronos” deixam Monsanto numa espécie de estado de sítio

Há largos bloqueados, lojas e comércio fechado e muitos condicionamentos de trânsito. Moradores dizem que não foram informados.
As gravações vão decorrer nas próximas semanas.

A pequena aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova, é por estes dias tudo menos o sítio calmo que costuma ser. Os preparativos das gravações da nova série de  “A Guerra dos Tronos”, “House of the Dragon”, estão a deixar a localidade numa espécie de estado de sítio. Existem largos bloqueados, lojas fechadas e vários condicionamentos de trânsito.

“Os senhores não podem continuar, porque o acesso ao castelo está interditado”, disse um segurança à tentativa de passagem por parte de uma equipa de reportagem da Lusa ao local, aqui citado pela “SIC Notícias”.

Desde a passada segunda-feira, 18 de outubro, que são vários os entraves que se verificam na zona. Grande parte das casas de artesanato e comércio local está fechado. E os que estão abertos não têm clientes.

“Não se vende nada. Nem para um bocadinho de pão ganho”, explicou à Lusa Maria Alice Gabriel, responsável pela pequena loja Casa Mais Portuguesa. Diz que não foi informada sobre o que se iria passar por estes dias.

“Não avisaram nada. Não vieram avisar ninguém. Os avisos que fizeram foi no Facebook. Eu não sou obrigado a ter Facebook. A maioria das pessoas aqui não tem”, contou António Beatriz, proprietário de um café em Monsanto.

O posto de turismo tem recebido vários telefonemas de pessoas curiosas a  perguntar se podem vir a Monsanto e o que podem ver. Pelo menos até 13 de novembro, data indicada pela autarquia nos avisos deixados, vão existir várias interdições.

Segundo uma fonte contou à NiT, os camiões que transportam as toneladas de material técnico que vai ser usado nas gravações não conseguem percorrer as pequenas ruas da aldeia de Monsanto. Estão a estacionar num local descampado e os técnicos estão a mover o material para o interior de um helicóptero.

“House of the Dragon” será uma prequela de “A Guerra dos Tronos”. A história baseia-se no livro “Fire & Blood”, do mesmo autor George R. R. Martin, e centra-se na família Targaryen, 300 anos antes dos acontecimentos da série original. Vai contar com dez episódios e estreia em 2022 na HBO. O primeiro teaser já foi lançado — e também vai haver filmagens em Espanha.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT