Guionismo, produção, realização, direção de fotografia e edição são as categorias em que os jovens talentos do audiovisual se podem inscrever na terceira edição do projeto “Histórias Seguras”, promovido pelo Grupo Ageas Portugal, em parceria com a CNN Portugal. Esta iniciativa conta histórias verídicas de quem precisou de ajuda num momento de angústia, dúvida ou incerteza e a encontrou nas marcas do Grupo — Ageas Seguros, Médis e Seguro Directo.
Em 2024, “Palavras que Curam” foi o filme vencedor, no qual uma criança narra a história da mãe e do esforço que fez para lhe dar sempre o melhor, mesmo enfrentando uma doença difícil. A par disso, é explicado como um seguro de vida pode ser essencial em casa de uma doença grave.
Já em 2023, o prémio foi para “Asas de Fada”, uma pequena produção que acompanha o processo de doença oncológica e recuperação de uma menina. Ambos os filmes têm como base casos reais acompanhados pelas seguradoras, que os participantes tentam ilustrar neste formato ficcional.
As inscrições para a nova edição já estão abertas e cada um deve concorrer de forma individual para um das cinco áreas disponíveis, consoante a preferência. Os participantes devem partilhar o seu currículo e portfólio, a par de uma nota de intenções do que pretendem criar para uma das quatro histórias que são disponibilizadas no site. Depois serão eleitos cinco finalistas por cada área, que serão distribuídos por quatro equipas.
A produção dos filmes irá depois arrancar e volta a ter o apoio do ator e realizador Diogo Morgado. “Revejo-me muito na vontade de contar histórias e contá-las bem e com integridade, emoção, dinamismo. Num país onde se promete tão pouco, ter empresas que olham para os jovens, para a arte, para contar histórias, como sendo uma mais-valia é cada vez mais necessário”, adianta o mentor do projeto.
Além do Melhor Filme, que depois será emitido na CNN, haverá ainda uma distinção com o Prémio Audiovisual Ageas para o melhor participante dentro de cada categoria — que poderá não ser parte da equipa que vencer na categoria Melhor Filme.
“Em parceria com a Media Capital, garantimos toda a cadeia de valor, desde a criação e cenografia aos meios técnicos e humanos de produção e pós-produção”, adianta o Grupo Ageas Portugal.