NiTcom

Há uma nova plataforma de streaming em Portugal com séries e documentários (à borla)

A CaixaForum+ tem centenas de conteúdos ligados à cultura e ciência. Já pode descarregar a aplicação.
Cultura sempre disponível.

De espetáculos ao treino no ginásio, sem esquecer as aulas, hoje já podemos usufruir de variadíssimas vertentes da nossa vida sem sair do conforto da nossa casa. O consumo de conteúdos artísticos e científicos tem vindo a aumentar neste formado, e nada melhor do que ter um só local que concentre uma oferta diversificada para vermos em qualquer lugar.

É isso que nos traz a mais recente plataforma de streaming, a CaixaForum+. Lançada em 2022 em Espanha pela Fundação “la Caixa”, a app que reúne documentários, concertos e outros conteúdos culturais e ligados à ciência chega agora a Portugal, em colaboração com o BPI. E o melhor é que as horas infindáveis de informação e entretenimento que oferece são completamente gratuitas.

Além da app para dispositivos móveis, é possível aceder aos conteúdos da CaixaForum+ numa smartTV ou através do browser. Só precisa de criar uma conta para aceder aos conteúdos, sem qualquer custo envolvido.

O catálogo da CaixaForum+ tem uma variedade de séries, documentários, conferências, concertos e muito mais, divididos por nove temas: artes plásticas e visuais, artes performativas, música, literatura, pensamento e história, cinema, arquitetura e design, ciências da vida e ciências físicas.

Com uma vertente de proximidade, o projeto procurou realizar parcerias de interesse para dar conteúdo relevante ao público. Se já contava, na versão espanhola, com colaborações com o Museu Nacional do Prado, o Guggenheim Bilbao ou o festival In-Edit, agora, com a chegada a Portugal, vai ganhar também conteúdos de grandes instituições nacionais.

Nos próximos meses, poderá encontrar na CaixaForum+ produções ligadas à Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação de Serralves, Casa da Arquitetura, Casa da Música do Porto e ao Museu Nacional de Arte Antiga. Também festivais de música e cinema terão conteúdos aqui inseridos, como o Doclisboa ou o FIMM — Festival Internacional de Música do Marvão.

O intuito da plataforma é aproximar a cultura e a divulgação científica a todos os segmentos da sociedade, adaptado ao mundo digital. Além de ser uma plataforma agregadora de conteúdos culturais, também tem o objetivo de se tornar uma coprodutora de novos projetos.

Neste momento, já pode ver, através da plataforma, o documentário “O Primeiro Siza”, sobre a primeira obra do reconhecido arquiteto português, em Matosinhos, mas também “Açores. Oásis Atlântico”, uma produção que revela as surpreendentes formas de vida que habitam sob as ondas deste arquipélago vulcânico. Na lista está também uma viagem literária, guiada pelo espanhol Jorge Carrión, que passa por várias cidades — Lisboa é uma delas, com um passeio por livrarias incontornáveis como a Bertrand, a Ler Devagar e a Travessa. 

No total, são quase 800 horas de conteúdos gratuitos que qualquer fã de cultura vai adorar explorar. Pode descarregar a app para Android ou iOS no seu smartphone ou outro dispositivo móvel.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Fundação "la Caixa".

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT