A HBO Max vai estrear na quinta-feira, 26 de maio, o documentário “Navalny” — centra-se em Alexey Navalny, muitas vezes considerado o líder da oposição russa, que está neste momento detido e a cumprir uma pesada pena de prisão por uma alegada apropriação indevida de fundos. A Amnistia Internacional descreve-o como um prisioneiro político.
O filme dirigido por Daniel Roher relata como, em agosto de 2020, surgiu nas redes sociais um vídeo de Navalny a contorcer-se de dores num avião comercial — a tripulação e os restantes passageiros ficaram naturalmente alarmados. Navalny foi hospitalizado na Rússia mas acabou por ser evacuado de emergência para a Alemanha pois não confiavam nos cuidados de saúde prestados no seu país.
Na Alemanha, as suspeitas foram confirmadas: Navalny havia sido envenenado. Há vários anos que o político era considerado uma ameaça ao regime instalado na Rússia, do líder Vladimir Putin. Daniel Roher relata detalhadamente a investigação feita em torno do envenenamento e desvenda os possíveis criminosos. A produção é baseada em entrevistas com Navalny e a sua família, depoimentos de testemunhas, entre outras gravações. O documentário tem uma relevância extra neste momento visto que a Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro, tornando a política do leste da Europa num tema muito mais mediático.
Carregue na galeria para conhecer outras novidades das plataformas de streaming.