Televisão

As horas, os comentadores e as sondagens: onde acompanhar as eleições na televisão

Este domingo, 26 de setembro, os portugueses vão às urnas e há emissões especiais que vão acompanhar tudo.
Domingo de autárquicas.

Após duas semanas de campanha, ao todo são 308 presidentes de câmara que os portugueses irão eleger este domingo, 26 de setembro — além dos representantes para as juntas de freguesia e assembleias municipais.

As urnas abriram às 8 horas e encerram pelas 20 horas, em Portugal Continental, para termos as primeiras projeções. Os três canais generalistas têm horas de emissão especial nos planos e painéis de comentadores preparados para analisar o dia de eleições autárquicas.

Na RTP1 e RTP3, a emissão especial arranca às 19 horas e será conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço e Carlos Daniel. Às 21 horas, a estação pública irá revelar um total de seis sondagens à boca das urnas da Universidade Católica, com as primeiras projeções para Lisboa, Porto, Coimbra, Amadora, Almada e Figueira da Foz.

A RTP contará ainda com Ricardo Ferreira Reis, diretor do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, para analisar os números à medida que forem sendo conhecidos. Já o painel de comentadores inclui nomes como João Soares, Luísa Meireles, Miguel Poiares Maduro e Maria Flor Pedroso.

A emissão da SIC arranca na SIC Notícias pela 17 horas, com Teresa Dimas e Miguel Ribeiro, e às 20 horas arranca também no canal principal, com a emissão a cargo de Rodrigues Guedes de Carvalho, Clara de Sousa e Bento Rodrigues.

Luís Marques Mendes, Ana Gomes, José Júdice e Francisco Louçã, comentadores habituais do canal, irão debruçar-se sobre os desenvolvimentos da noite eleitoral. Segundo o que foi adiantado à agência Lusa, também Ricardo Araújo Pereira irá tomar parte na noite eleitoral.

Na TVI, a emissão também começa um pouco antes na TVI24, a partir das 18h30. Carla Moita conduz a emissão especial, acompanhada pelos comentários de Anselmo Crespo, Miguel Pinheiro e Paula Costa Simões. Às 20 horas, José Alberto Carvalho, Pedro Mourinho e Sara Pinto dão início à emissão especial na TVI.

Além de sondagens à boca das urnas está prevista uma sondagem relativa às legislativas. Sérgio Sousa Pinto, Manuela Ferreira Leite e Miguel Sousa Tavares integram o painel de comentadores. Com a noite mais avançada, o comentário prossegue com Filipe Santos Costa, Sérgio Sousa Pinto e Sebastião Bugalho, a quem se irá juntar ainda Maria João Avillez.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT