Televisão

“Jaguar”: a série espanhola da Netflix com Maria de Medeiros que passou despercebida

A história passa-se nos anos 60, em Madrid, e centra-se na caça aos nazis que ali se refugiaram.
Tem seis episódios.

Depois de no ano passado “Hunters” ter estreado na Amazon Prime Video — uma série onde uma personagem interpretada por Al Pacino caça antigos oficiais nazis na América dos anos 70 — agora a Netflix lançou a produção espanhola “Jaguar”, que parte de uma premissa semelhante.

A série estreou na plataforma de streaming a 22 de setembro e tem passado relativamente despercebida mas há um bom argumento para os fãs portugueses lhe darem uma oportunidade: a atriz Maria de Medeiros interpreta uma personagem que participa em três dos seis episódios.

O cenário é a Madrid dos anos 60, em pleno pós-Segunda Guerra Mundial. Vários antigos oficiais nazis sobreviveram, escaparam à justiça e estão a viver livremente em Espanha. E há um grupo de pessoas que quer mudar isso.

A grande protagonista de “Jaguar” é Isabel Garrido, uma mulher numa jornada de vingança. Quando era criança, foi levada para o campo de concentração de Mauthausen, onde esteve algum tempo. Lá assistiu à morte do pai, às mãos de um oficial chamado Otto Bachmann, depois de a sua própria vida ter estado em risco. 

Agora, Isabel tem um plano. Trabalha como empregada num restaurante alemão da capital espanhola que é frequentado por pessoas próximas de Bachmann, inclusive outros antigos oficiais nazis. A sua ideia, logo na introdução desta história, é orquestrar um envenenamento coletivo — num ato épico de vingança.

A protagonista é travada por um grupo de pessoas, com as quais acaba por entrar em conflito — até perceberem que estão do mesmo lado.  Ao descobrirem que Isabel é a única pessoa que conhecem que viu aqueles nazis durante a infância e que os pode reconhecer,  passam a considerá-la um elemento valioso.

O grupo explica que a sua missão é caçar nazis e perguntam a Isabel se ela se quer juntar a eles. A única condição é que não pode levar a cabo a intenção de assassinar Otto Bachmann — ainda — porque têm um plano mais ambicioso.

A rede que liga todos estes antigos nazis, chamada Odessa, prepara-se para trazer a Madrid um famoso médico nazi, Aribert Heim, que vai viver com uma nova identidade em Espanha. Ele é o verdadeiro alvo dos protagonistas. A ideia é controlar Bachmann e trazer todos os que estão com ele à justiça, levando-os a julgamentos como aqueles que aconteceram em Nuremberga, onde grandes oficiais nazis foram julgados pelos crimes que cometeram durante a Segunda Guerra Mundial.

A portuguesa Maria de Medeiros interpreta Ramos, uma personagem que lidera a organização misteriosa que contratou este grupo de espanhóis para caçar os nazis. O elenco inclui ainda Blanca Suárez, Iván Marcos, Óscar Casas, Adrián Lastra, Francesc Garrido e Stefan Weinert, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras séries novas que pode ver nas plataformas de streaming ou na televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT