Televisão

Jovem raptada é encontrada seis anos depois — graças a série da Netflix

Kayla tinha nove anos quando foi levada ilegalmente pela mãe. Um episódio de “Unsolved Mysteries” ajudou a desvendar o mistério.
Kayla tinha seis anos

“Raptados pelos Pais” era o tema do último episódio da terceira temporada de “Unsolved Mysteries”. A série da Netflix que se foca em mistérios e crimes por resolver colocou-o no ar em novembro de 2022. Na pequena cidade de Asheville, nos Estados Unidos, uma lojista de um centro comercial fez a ligação entre a cara de uma cliente e uma face que reconheceu na televisão.

Feita a denúncia, a polícia entrou em ação e descobriu que a jovem de 15 anos era a mesma que surgia na série e que deixara atrás de si um mistério por resolver. Seis anos antes, Kayla Unbehaun vivia com o pai, então divorciado da sua mãe, Heather Unbehaun. A 5 de julho de 2017, conduziu até casa da ex-mulher e mãe de Kayla, para ir buscar a filha — era ele quem detinha a custódia. Quando lá chegou, a casa estava vazia e não havia rasto das duas. E não houve, pelo menos até 2023.

Com a polícia no terreno, Heather foi rapidamente localizada e detida. Kayla está agora na custódia das autoridades e será entregue ao pai que nunca deixou de procurá-la.

Ao longo de seis anos, o National Center for Missing and Exploited Children — organização que procura disseminar informação e não deixar cair no esquecimento casos de jovens e crianças desaparecidas — foi alertando para o caso. Várias imagens foram sendo divulgadas com simulações do aspeto que a jovem poderia ter ao fim de tantos anos.

Heather será agora acusada de rapto de crianças, isto depois de terem chegado os dados que comprovaram a identidade de Kayla. “Casos destes não acontecem muitas vezes, mas é sempre bom quando alguém suspeita que reconheceu alguém, seja qual for a história que está por detrás, que não tenha medo de nos chamar para nós investigarmos”, afirmou a porta-voz da polícia local.

“Unsolved Mysteries” é a nova versão do programa com o mesmo nome que fez história nos Estados Unidos nos anos 80 e 90. Apesar de ter sido revisitado por várias vezes, a aposta da Netflix deu-lhe outro fôlego — e três novas temporadas. Recorde a crítica da NiT a essa produção.

Se já viu todos estes episódios, carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em maio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT