A saúde mental é um tema que tem conquistado protagonismo ao longo dos últimos anos e está em destaque na nova série documental “The Me You Can’t See”. Produzida pelo príncipe Harry do Reino Unido e por Oprah Winfrey, estreia em Portugal esta sexta-feira, 21 de maio, na Apple TV+.
Terá cinco episódios e inclui testemunhos de várias personalidades. O príncipe Harry será uma delas — e deve abordar a forma como a morte da mãe, a princesa Diana, o afetou psicologicamente e que marcas deixou para a vida.
Um dos depoimentos mais marcantes, que se encontra já no primeiro episódio, é o de Lady Gaga. A cantora, que no passado já tinha revelado que tinha sido violada por um antigo produtor musical aos 19 anos, debruça-se sobre o assunto.
Lady Gaga revelou que o produtor, cujo nome nunca identificou, a obrigou a tirar a roupa no estúdio, chantageando-a, já que ameaçou destruir toda a sua música na altura. Nesta série documental, revelou que ficou grávida após a violação, algo que descobriu quando foi ao hospital, após ter sentido várias dores.
“A pessoa que me violou deixou-me grávida numa esquina na casa dos meus pais, porque eu estava enjoada e a vomitar. Porque fui abusada. Estive trancada num estúdio durante meses”, disse Lady Gaga em “The Me You Can’t See”. Depois, foi submetida a um aborto.
“Tive um surto psicótico total e, durante alguns anos, não fui a mesma mulher. A maneira como me sinto quando tenho dores é como me sinto quando fui violada. Já fiz tantas ressonâncias magnéticas e exames que não encontraram nada. Mas o meu corpo lembra-se”, acrescentou ainda a cantora que hoje tem 35 anos.
Lady Gaga falou também sobre auto mutilação, revelando que teve impulsos de se ferir fisicamente. “Mas sabem porque é que não é bom cortar-se? Porque é que não é bom magoar-se? Porque faz-vos sentir muito pior. Achamos que nos faz sentir bem porque estamos a mostrar a alguém: Olha, estou a passar por algo doloroso. Mas não ajuda.”
“The Me You Can’t See” conta ainda com testemunhos de nomes como a atriz Glenn Close, o basquetebolista DeMar DeRozan, o chef Rashad Armstead, a pugilista Ginny Fuchs e o poeta Hussain Manawer.
A produção realizada por Asif Kapadia e Dawn Porter foi anunciada há mais de dois anos, em abril de 2019, mas a estreia terá sido adiada por causa da pandemia.
Carregue na galeria para conhecer outras das principais novidades da televisão (e das plataformas de streaming) neste mês de maio.