Cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

Televisão

“A maior fraude fiscal da Europa” inspirou a nova série do streaming

Muitos já a consideram "a série alemã do ano". O thriller político tem oito episódios, cada um com cerca de 45 minutos de duração.

O escândalo Cum-Ex, desmascarado em 2017, foi uma das maiores fraudes fiscais da Europa. A explicação simplificada, dada a quem não está familiarizado com o caso, é “um pouco como se uns pais reclamassem um subsídio familiar para dois filhos quando só têm um”.

O polémico caso inspirou a série “O Dinheiro dos Outros” que chega a 11 de novembro à Filmin. Criada por Jan Schomburg e realizada por Dustin Loose, a produção germano-dinamarquesa conta a história de como duas mulheres lutaram para pôr fim a uma teia de mentiras.

Já considerada por muitos como “a série alemã do ano”, diz a plataforma de streaming, mergulha também na história da rede criminosa de investidores, banqueiros e advogados que orquestraram um esquema de fraude fiscal de 146 mil milhões de euros em toda a Europa. Tornou-se, assim, o maior roubo financeiro aos contribuintes do continente.

A obra conta com oito episódios, cada um com cerca de 45 minutos de duração. No elenco encontram-se Justus von Dohnányi, Karen-Lise Mynster, Dia Jovanovic, David Dencik, Nils Strunk e Lisa Wagner.

“A equipa sabia desde o início que não queria romantizar o crime nem transformar os protagonistas em heróis ou lendas do mundo financeiro. A realidade não é tão glamourosa como se poderia pensar”, explica Dustin Loose em comunicado.

“Quando investigámos a fundo os escritórios e bancos de Frankfurt, percebemos que os interiores eram muito tristes. Na Alemanha não existe nenhum ‘Lobo de Wall Street’ — não há consumo de cocaína nem festas com prostitutas. Tudo é incrivelmente eficiente e seco. Trabalham, voltam para as suas casas kitsch, conduzem carros aborrecidos, e é isso. Por isso achámos que tínhamos de ser um pouco mais ousados, caso contrário ninguém acreditaria em quão desoladores eram, na verdade, os ambientes que inspiraram a série”, acrescenta.

Ainda assim, admite que decidiram aumentar o dinamismo para dar mais ritmo à narrativa, apresentada sob uma perspectiva diferente dos habituais excessos dos thrillers financeiros.

Carregue na galeria para conhecer algumas das séries e temporadas que estreiam em novembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

Áudio deste artigo

ARTIGOS RECOMENDADOS