Televisão

O maior golpe de sempre da televisão é contado na nova minissérie da HBO

Charles Ingram foi um vencedor improvável do “Quem Quer Ser Milionário?”. Afinal, era tudo batota.
É uma história inacreditável.

Em 2001, o “Quem Quer Ser Milionário?” era um dos programas mais vistos no Reino Unido. E na noite de 10 de setembro, milhões assistiram à vitória de um concorrente improvável. Indeciso, incoerente e aparentemente inseguro, Charles Ingram foi saltando todos os obstáculos até ao prémio final. O pior veio depois.

O milhão nunca foi entregue ao britânico, que acabou por ser acusado de ter feito batota. O escândalo acabou por torná-lo num motivo de chacota e numa lenda da televisão. A sua história chega à televisão esta segunda-feira, 1 de junho, na minissérie “Quiz”, que estará disponível na HBO Portugal.

A pequena epopeia — que a NiT já tinha revelado — é acompanhada em três episódios que explicam como o antigo major do exército britânico planeou o golpe, em conjunto com a mulher, Diana Ingram, e o cunhado Adrian Pollock, ambos viciados em concursos. Chegaram mesmo a criar uma pequena réplica do jogo do dedo rápido para garantir que, tendo a hipótese de subir à tao desejada cadeira, estariam preparados.

O papel principal foi entregue a Matthew Macfayden, ator britânico mais conhecido pelos papéis em filmes de época — foi Senhor Darcy na versão de 2005 de “Orgulho e Preconceito —, mas que tem brilhado como Tom Wambsgans na série “Succession”. Ao seu lado está Michael Sheen, que interpreta o famoso apresentador Chris Tarrant.

“Vi muitas coisas online com o Charles e a Diana, mesmo o ‘Celebrity Wife Swap’ [no qual o casal participou]”, explica Macfayden sobre a preparação para o papel, que o levou até à famosa cadeira, numa exata reprodução do cenário do concurso. “Não deixaram nada à imaginação, está tudo lá para ti — a música, os sons, a banda sonora. Foi incrível.”

Por sua vez, Michael Jibson é Tecwen Whittock, o cúmplice improvável que tornou o golpe possível, tornando-se no principal ajudante de Ingram nas perguntas para as quais não sabia a resposta — que foram quase todas.

Toda a batota é contada como se fosse um complexo e emocionante assalto. A realidade é que durante dois programas, Ingram foi pouco mais do que um concorrente nervoso, constantemente a saltar de hipótese em hipótese, o que alertou os produtores de que algo estaria errado. E, claro, a tosse cirúrgica do cúmplice.

Os três episódios de “Quiz” vão ficar disponíveis na HBO Portugal já esta segunda-feira, 1 de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT