A sexta temporada do “MasterChef Portugal” estreia na RTP1 este sábado, 18 de novembro, às 21 horas. O grupo de jurados inclui o regresso de Noélia Jerónimo e Miguel Rocha Vieira e a estreia de Diogo Rocha. O programa vai receber cozinheiros amadores que serão testados semanalmente em diferentes locais do país, mas também no Mar Mediterrâneo.
Noélia Jerónimo é a repetente e a única que se mantém no trio de jurados. Ao seu lado surgem agora os chefs Diogo Rocha e Miguel Rocha Vieira, ambos estrelados e premiados pelo Guia Michelin.
“São jurados quer pelo mérito do seu trabalho e do reconhecimento do público e dos especialistas de gastronomia”, explica a RTP à NiT, acrescentando que este trio é “uma referência a nível nacional e internacional”.
O chef Diogo Rocha marca a sua estreia no programa. Para a estação televisiva, este oferece uma perspetiva única da cozinha portuguesa. “O Diogo traz-nos uma perspetiva diferente dos grandes centros turísticos e urbanos como Lisboa e Algarve, uma vez que é um chef estrelado ao leme de um restaurante da região de Viseu”, dizem-nos.
Isto significa que Pedro Pena Bastos e Ricardo Costa deixam o seu posto, mas não que abandonam o formato. Pena Bastos transita então para o júri do “MasterChef Júnior Portugal”, onde estará acompanhado por Teresa Horta Colaço e pelo chef Óscar Geadas, este último jurado do concurso de adultos na edição de 2021.
Noélia Jerónimo é conhecida por ser a chef dos chefs e gere com sucesso o seu restaurante em Cabanas de Tavira, no Algarve. Já Miguel Rocha Vieira é um chef de sucesso cá e lá fora: conseguiu conquistar três estrelas Michelin em três espaços diferentes e gere agora também o seu novo restaurante na capital, o Anfíbio. Diogo Rocha é o chef que pôs o interior no mapa e no Guia Michelin, ao comando do Mesa de Lemos, restaurante integrado na Quinta de Lemos, em Viseu.
A presente edição do MasterChef Portugal vai apresentar algumas diferenças. “Vamos andar pelo país e aventurámo-nos ainda até ao Mediterrâneo. Também os concorrentes não nos chegam apenas de Portugal, havendo quem venha da Itália ou do Brasil. Esta será uma jornada longa e intensa ao longo da qual os concorrentes terão de superar várias provas e cozinhar para cerca de mil pessoas”, revela a RTP.
Outra aposta foi a redução do consume de carne. “Equilibramos o uso desta proteína com receitas baseadas na utilização de proteínas como peixe, marisco e receitas vegetarianas ou/e veganas”, descrevem.
As gravações iniciaram-se nos primeiros dias de setembro e encontram-se na reta final. O programa estreou em Portugal em 2011, precisamente na RTP, e foi apresentado por Sílvia Alberto. Depois, o formato passou para a TVI, onde esteve durante vários anos e foi conduzido por Manuel Luís Goucha. A última temporada no canal de Queluz de Baixo foi transmitida em 2019.
Carregue na galeria para conhecer algumas das novidades que pode ver em novembro na televisão.