Televisão

“MasterChef Portugal” regressa este sábado à RTP1 com novo jurado

O concurso vai contar com três reputados chefs: Noélia Jerónimo e Miguel Rocha Vieira e o estreante Diogo Rocha.
O programa regressa este sábado

A sexta temporada do “MasterChef Portugal” estreia na RTP1 este sábado, 18 de novembro, às 21 horas. O grupo de jurados inclui o regresso de Noélia Jerónimo e Miguel Rocha Vieira e a estreia de Diogo Rocha. O programa vai receber cozinheiros amadores que serão testados semanalmente em diferentes locais do país, mas também no Mar Mediterrâneo.

Noélia Jerónimo é a repetente e a única que se mantém no trio de jurados. Ao seu lado surgem agora os chefs Diogo Rocha e Miguel Rocha Vieira, ambos estrelados e premiados pelo Guia Michelin.

“São jurados quer pelo mérito do seu trabalho e do reconhecimento do público e dos especialistas de gastronomia”, explica a RTP à NiT, acrescentando que este trio é “uma referência a nível nacional e internacional”.

O chef Diogo Rocha marca a sua estreia no programa. Para a estação televisiva, este oferece uma perspetiva única da cozinha portuguesa. “O Diogo traz-nos uma perspetiva diferente dos grandes centros turísticos e urbanos como Lisboa e Algarve, uma vez que é um chef estrelado ao leme de um restaurante da região de Viseu”, dizem-nos.

Isto significa que Pedro Pena Bastos e Ricardo Costa deixam o seu posto, mas não que abandonam o formato. Pena Bastos transita então para o júri do “MasterChef Júnior Portugal”, onde estará acompanhado por Teresa Horta Colaço e pelo chef Óscar Geadas, este último jurado do concurso de adultos na edição de 2021.

Noélia Jerónimo é conhecida por ser a chef dos chefs e gere com sucesso o seu restaurante em Cabanas de Tavira, no Algarve. Já Miguel Rocha Vieira é um chef de sucesso cá e lá fora: conseguiu conquistar três estrelas Michelin em três espaços diferentes e gere agora também o seu novo restaurante na capital, o Anfíbio. Diogo Rocha é o chef que pôs o interior no mapa e no Guia Michelin, ao comando do Mesa de Lemos, restaurante integrado na Quinta de Lemos, em Viseu.

A presente edição do MasterChef Portugal vai apresentar algumas diferenças. “Vamos andar pelo país e aventurámo-nos ainda até ao Mediterrâneo. Também os concorrentes não nos chegam apenas de Portugal, havendo quem venha da Itália ou do Brasil. Esta será uma jornada longa e intensa ao longo da qual os concorrentes terão de superar várias provas e cozinhar para cerca de mil pessoas”, revela a RTP.

Outra aposta foi a redução do consume de carne. “Equilibramos o uso desta proteína com receitas baseadas na utilização de proteínas como peixe, marisco e receitas vegetarianas ou/e veganas”, descrevem.

As gravações iniciaram-se nos primeiros dias de setembro e encontram-se na reta final. O programa estreou em Portugal em 2011, precisamente na RTP, e foi apresentado por Sílvia Alberto. Depois, o formato passou para a TVI, onde esteve durante vários anos e foi conduzido por Manuel Luís Goucha. A última temporada no canal de Queluz de Baixo foi transmitida em 2019.

Carregue na galeria para conhecer algumas das novidades que pode ver em novembro na televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT