Televisão

A melhor comédia do ano já chegou a Portugal (e é imperdível)

“Schitt’s Creek” venceu 9 Emmys na última edição dos prémios. Estreou esta quinta-feira nos TVCine, que estão em sinal aberto.
Há 6 temporadas.

É uma pequena série familiar, que começou como um projeto pouco ambicioso, mas que acabou por fazer história. Na última edição dos Emmy, os prémios americanos que distinguem o melhor do que se faz na televisão, “Schitt’s Creek” venceu nove estatuetas. Agora, chegou a Portugal.

Trata-se de uma sitcom que estreou originalmente em 2015 e que terminou a sua jornada precisamente neste ano de 2020 — o que também pode explicar o enorme sucesso nos Emmy, já que era a última oportunidade para que fosse reconhecida desta forma pela indústria. Foram seis temporadas, num total de 80 episódios, que levou a uma vitória arrasadora nos Emmy, conquistando todas as categorias de Comédia.

Ainda assim, vale a pena descobrir esta comédia que estreou na quinta-feira, 19 de novembro, no TVCine Emotion — sobretudo quando chegou aquela altura do ano em que estes canais pagos estão disponíveis em sinal aberto, neste caso até domingo, 22 de novembro.

Esta é a história de uma família rica e poderosa que, de repente, se vê na falência. Por isso mesmo, é forçada a mudar-se para um pequeno motel numa vila rural no meio do nada. O nome da vila? Schitt’s Creek.

Em inglês, a expressão “shit’s creek” significa qualquer coisa como “riacho de merda”, e é usada para se referir a alguém que está em apuros ou numa situação complicada. Por isso, foi criado um trocadilho com esta tal pequena cidade onde a narrativa se passa.

Johnny Rose (Eugene Levy) é o patriarca da família. Era um magnata de lojas de aluguer de vídeos, mas o negócio foi à falência. A sua mulher é Moira Rose (Catherine O’Hara), uma antiga atriz de telenovelas. Os filhos completam o elenco principal: David (Dan Levy, filho na vida real de Eugene Levy), o privilegiado filho pansexual, e Alexis (Annie Murphy).

Vítimas de fraude, os Rose são então forçados a tirar partido do único património que lhes sobrou — a casa que haviam oferecido a David, apenas como uma piada que, afinal, se revelou útil. O enredo acompanha o seu dia a dia e todas as situações cómicas entre os membros da família nesta sua nova vida.

Eugene Levy ficou mais conhecido por interpretar o pai do protagonista, Jim, na saga de filmes juvenis de “American Pie”. Já Catherine O’Hara era a mãe de Kevin em “Sozinho em Casa”. O elenco inclui ainda Chris Elliott, Emily Hampshire, Jennifer Robertson, Karen Robinson, Dustin Milligan, Noah Reid e Sarah Levy (filha de Eugene e irmã de Dan).

“Schitt’s Creek” teve um percurso lento até chegar ao sucesso. Primeiro, foi difícil que uma das grandes estações de televisão ou plataformas de streaming quisessem produzir a série. Assim, Eugene e Dan Levy — que além de atores principais são os criadores da série —, só conseguiram que um canal nacional canadiano, a CBC, ficasse com a sitcom.

Mais tarde, chegou ao catálogo americano da Netflix, o que tornou a comédia um sucesso nos EUA — e a partir daí começou a também ficar mais conhecida pelo resto do mundo. Além dos momentos cómicos, os gestos ultra expressivos das personagens carismáticas tornaram-se autênticos memes, o que atualmente é uma vitória para qualquer forma de entretenimento.

Carregue na galeria para conhecer outras das séries que chegaram à televisão (e ao streaming) neste mês de novembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT