Uma bibliotecária desempregada, de 42 anos, que, devido a um erro, precisa regressar à faculdade. No entanto, encontra uma nova geração que promete dar uma nova visão do mundo à sua volta. Esta é a premissa de “Millenial Mal”, nova série da RTP1 que estreou a 16 de julho.
Numa coprodução luso-espanhola, a série protagonizada por Lorena Iglesias, acompanha a história de Judith, que tirou o curso de Geografia e História. De repente, recebe uma carta da universidade em que lhe é atribuída uma bolsa de estudos por engano. Judith acredita que desperdiçou a sua juventude e, por isso, decide regressar à faculdade.
No entanto, o sítio já não é como era. Empurrada para um universo dominado pela Geração Z, a protagonista sente o peso da idade, invejando a geração mais nova e com um forte desejo de ter sido jovem no século XXI.
Para sobreviver naquele ambiente, Judith vai fazer de tudo para adaptar-se ao novo contexto social e tentar recuperar o tempo perdido. Entre uma transformação de imagem, festas, drogas e um estilo de vida que sente não ter aproveitado na sua época, a protagonista mergulha numa experiência de reinvenção pessoal num ambiente em que a pressão social, a cultura digital, o medo constante do cringe e a validação através das redes sociais são o mais importante.
Criada e protagonizada por Lorena Iglesias, a série foi criado a partir de uma reflexão da atriz sobre a própria vida. “Aos 38 anos comecei a perceber que muitas pessoas da minha idade, já perto dos 40, não estavam a dar os passos que tradicionalmente associamos à vida adulta”, explica. “Nos meus grupos de amigos quase ninguém tem casa própria, filhos ou um emprego estável. Sinto que os Millennials mais velhos pertencem à geração da dupla crise: adultos a caminhar para a meia-idade obrigados a viver como jovens.”
Com cinco de episódios, cada um de 30 minutos, “Millenial Mal” retrata temas como “a construção da identidade, o envelhecimento, a exposição digital e a dificuldade em encontrar um lugar numa sociedade em permanente mudança.”, através do humor.
O elenco reúne atores portugueses e espanhóis de renome. Os portugueses Helena Caldeira, Afonso Pimentel e Afonso Laginha atuam ao lado de Victoria Oliver, Paula Gala, Isa Calderón e Vito Sanz e, da protagonista, Lorena Iglesias.
Com dois episódios por semana, às 22h30 de quinta-feira, a produção fica também disponível na RTP play.
Carregue na galeria para ver imagens de “Millenial Mal”.








