O ator escocês David McCallum, que ficou conhecido pelo seu papel de Doutor Ducky na série “NCIS: Investigação Criminal”, morreu esta segunda-feira, 25 de setembro. A notícia foi confirmada pela família à imprensa norte-americana, que adiantou tratarem-se de causas naturais. Tinha 90 anos.
“Era o pai mais carinhoso, paciente e amoroso. Punha sempre a família primeiro. Aproveitava qualquer oportunidade para se ligar aos netos e tinha uma conexão única com cada um”, referiu a família, num comunicado citado pela revista “Variety”. “David e o seu neto mais novo, Whit, de 9 anos, eram muitas vezes encontrados a ter conversas filosóficas num canto da sala, em festas de família.”
A morte foi ainda anunciada nas redes sociais da série, que foi transmitida em Portugal pela SIC. “Estamos profundamente entristecidos com a morte de David Mccallum e privilegiados pela CBS ter sido a sua casa durante muitos anos. David era um ator e autor talentoso, adorado por muitos mundialmente.”
Além de ter interpretado o médico Donald Mallard, o ator também ganhou reconhecimento ao dar vida ao espião russo Ilya Kuryakin, na série “The Man From U.N.C.L.E.”, transmitida entre 1964 e 1968. Este trabalho valeu-lhe duas nomeações aos Emmy.
Nascido em Glasgow, na Escócia, McMcallum estreou-se no cinema em 1962, com o filme “A lei do Mar”. No entanto, foi no mundo da televisão que ganhou mais norotiedade. Com uma carreira que atravessou sete décadas, lançou ainda quatro álbuns instrumentais e publicou um romance intitulado “Once a Crooked Man”.
“Tive uma vida incrível. Posso sentar-me aqui, falar sobre o passado e 99,9 por cento será positivo”, revelou o ator, em 2016, numa entrevista ao “Mirror”.