NiTletter
Cultura
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Televisão

Morreu George Wendt, estrela de “Cheers, Aquele Bar”

Wendt era mundialmente conhecido pelo papel de Norm Peterson na série "Cheers". Morreu aos 76 anos.

George Wendt ficou conhecido mundialmente pelo papel de Norm Peterson na série “Cheers”, transmitida originalmente entre 1982 e 1993. Participou nos 275 episódios da sitcom, tendo sido um dos poucos membros do elenco presentes em toda a duração da série. O ator morreu esta terça-feira, 20 de maio, aos 76 anos, em casa. A causa da morte não foi divulgada.

Durante mais de uma década, Wendt foi presença constante na série criada por James Burrows, Glen Charles e Les Charles, onde interpretava o cliente habitual do bar de Boston que sabia sempre mais do que parecia. O seu desempenho valeu-lhe seis nomeações aos Emmys e transformou a frase “Norm!” num dos cumprimentos mais icónicos da história da televisão.

A série, produzida pela NBC, foi uma das sitcoms mais populares dos anos 80 e 90, tendo vencido 28 Emmys ao longo da sua exibição. Foi considerada uma das melhores séries de comédia da televisão norte-americana e continua a ser exibida em vários países.

Foi no final dos anos 70 que o ator se juntou à companhia The Second City, uma das mais prestigiadas incubadoras de talento nos Estados Unidos, por onde passaram nomes como Bill Murray, John Belushi ou Tina Fey. Wendt começou como técnico, a montar cenários e limpar o palco, até que lhe deram uma oportunidade no elenco.

Além de “Cheers”, participou em séries como “Frasier”, “Seinfeld,” “The Simpsons” ou “Sabrina, the Teenage Witch.” No cinema, entrou em filmes como “Gung Ho”, “Forever Young” ou “House”. Em palco, teve ainda um papel de destaque como Edna Turnblad, na produção da Broadway de “Hairspray”.

Era casado com a atriz Bernadette Birkett, com quem teve três filhos. Birkett dava voz a Vera, a mulher de Norm em “Cheers”, que era muitas vezes mencionada mas nunca aparecia.

George Wendt era reconhecido como uma figura discreta fora do ecrã, comedida em entrevistas e presença frequente em convenções e encontros de fãs ligados à cultura televisiva. A sua morte representa o desaparecimento de uma das figuras mais emblemáticas das sitcoms norte-americana.

 

 

 

ARTIGOS RECOMENDADOS