Televisão

“Nada nos prepara para uma perda destas”: as reações à morte de Maria João Abreu

As homenagens sucedem-se nas redes sociais por parte de amigos e colegas. Até Marcelo Rebelo de Sousa já se pronunciou.
Tinha 57 anos

Desde que foi anunciada a morte de Maria João Abreu, ao início da tarde desta quinta-feira, 13 de maio, muitas têm sido as caras conhecidas do panorama artístico nacional a deixar a sua homenagem à atriz.

Uma das primeiras pessoas a pronunciar-se foi mesmo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que salientou as qualidades da artista numa mensagem no site da Presidência.

“O humor, a emoção e a empatia ligam-nos aos outros, até aos outros que não conhecemos, como é o caso dos atores e das atrizes. Maria João Abreu, que nos deixou precocemente, escolheu essa abordagem, talvez por ser a abordagem que lhe era mais natural: a comédia, a projeção dos nossos afetos e dos nossos problemas, a proximidade humana.”

Não deixando de dar as condolências à família, Marcelo lembrou ainda o trabalho feito no teatro e em televisão e que a tornou “uma figura que representava para muitos portugueses a familiaridade de quem está connosco porque se parece connosco”.

As mensagens de apoio à família e de memória da artista são cada vez mais. Se alguns usam apenas expressões curtas como “Obrigado, Maria João” ou “Querida João”, como Daniel Oliveira e Cristina Ferreira, respetivamente, outros vão um pouco além.

“A talentosa e multifacetada Maria João Abreu partiu. Nada nos prepara para uma perda destas, súbita, injusta e precoce. A toda a família um forte abraço de coragem. À Maria João, o nosso eterno obrigado por tudo o que nos deu!”, escreve Diogo Infante.

Outros artistas como José Carlos Pereira ou Paulo Pires salientam a morte prematura da atriz e deixam palavras de apoio à família. E até mesmo quem nunca contracenou com ela, como Fernanda Serrano, não quis deixar passar o momento em branco.

“Há coisas que não se entendem. Esta é uma delas! Que continues a ser uma luz bonita como sempre foste. Nunca tive o privilégio de trabalharmos juntas… assim não aconteceu! Paz no teu descanso.”

A apresentadora Andreia Rodrigues, casada com Daniel Oliveira, também recordou a última entrevista que fez a Maria João Abreu, garantindo que é difícil aceitar o sucedido.

“Lembro-me do teu sorriso e da energia incrível que sempre emanavas.”

Entretanto, muitas outras figuras públicas nacionais têm deixado a sua mensagem, como Tânia Ribas de Oliveira, Nuno Markl, Marisa Liz, Sónia Araújo, João Pedro Pais, Nuno Lopes,  Ana Bacalhau, Joana Seixas, Gisela João, Manuel Marques, entre muitas outras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT