Televisão

“Não fiquem calados. Denunciem”, pede o casal de atores brasileiros vítima de racismo

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank deram a primeira entrevista após o incidente na Costa de Caparica. Até Lula já reagiu.

“Não fique calado, não finja que não escutou. Fale. Denuncie. Isso é crime e as pessoas precisam de ser responsabilizadas”, revelou o ator Bruno Gagliasso esta segunda-feira, 1 de agosto, na primeira entrevista após o incidente de sábado num restaurante na Costa de Caparica, em Portugal. Em declarações ao programa brasileiro “Fantástico”, a esposa, Giovanna Ewbank, anotou ainda que, “como mulher branca”, o que disse “vai ser validado”, mas que o cenário poderia ser diferente se fossem negros.

Segundo Ewbank, a mulher que acabaria por ser detida pela polícia dirigiu ao casal e aos seus dois filhos insultos como “voltem para África”, “voltem para o Brasil” e “Portugal não é lugar para vocês”. O incidente, que teve lugar no Clássico Beach Club, de Oliver, foi divulgado publicamente pelo casal. Nas redes sociais, foram partilhadas imagens da brasileira a confrontar a mulher que terá proferido os insultos.

De acordo com informações avançadas pelo “Público”, a mulher estaria sob o efeito do álcool e terá apelidado as duas crianças de “pretos imundos”. Ficou também registada uma cuspidela de Ewbank à mulher que viria a ser detida.

Ainda no programa, Gagliasso falou sobre a reação da mulher aos insultos. “O grito da minha mulher foi de dor, mas também de indignação.”

O caso ganhou contornos polémicos e chegou mesmo ao Brasil, onde Lula da Silva, antigo presidente e candidato presidencial, decidiu enviar uma mensagem de apoio ao casal. “Nenhuma mãe ou pai merece ver seus filhos sendo vítimas de xingamentos racistas. Minha solidariedade a Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, sua família e também aos turistas angolanos que sofreram ataques racistas ontem. Vamos construir um mundo sem racismo”, escreveu o político no Twitter.

O casal já apresentou queixa formal na polícia portuguesa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT