Televisão

Netflix tem nova série de um dos criadores de “Narcos”: é sobre a corrupção no Brasil

“O Mecanismo” foi realizada por José Padilha e conta a história da Operação Lava-Jato.

A primeira temporada tem oito episódios.

São teias e teias de ligações criminosos entre deputados, senadores, administradores da petrolífera estatal e outros políticos com cargos importantes que se têm vindo a desvendar na mediática Operação Lava-Jato. Tem investigado crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, fraude e organização criminosa, entre vários outros. Mais de cem pessoas foram presas desde 2014, neste que é o maior escândalo de sempre da política brasileira.

A história chega agora à televisão — ou ao telemóvel, tablet e computador, já que é na Netflix — em “O Mecanismo”. A série foi criada por José Padilha, um dos produtores executivos de “Narcos” e realizador dos filmes “Tropa de Elite”.

Tal como a série que conta a história de Pablo Escobar e dos cartéis de droga na Colômbia, “O Mecanismo” é uma versão romanceada e ligeiramente alterada daquilo que aconteceu realmente. Afinal, também não seria fácil contar a verdade na televisão, dada a complexidade dos factos. Há personagens e pedaços da história que foram inventados.

O enredo gira em torno da detenção do “doleiro” — pessoa que troca dinheiro de vários países num mercado paralelo, fora dos locais oficiais — Alberto Youssef (ou Roberto Ibrahim, na versão da Netflix, interpretado por Enrique Diaz). Foram as suas confissões às autoridades, acerca das trocas ilícitas de dinheiro, branqueamento de capitais e o tráfico de influências entre poderosos, que desencadearam o processo.

Já o protagonista da série, o polícia federal Marco Ruffo (interpretado por Selton Mello), apesar de também ser inspirado numa pessoa real, o agente Gerson Machado, não é uma figura central na verdadeira história da Operação Lava-Jato. É ele que vai perseguir Ibrahim de forma obsessiva, em busca de justiça.

A série baseia-se no livro “Lava Jato”, escrito pelo jornalista Vladimir Netto. Os oito episódios de “O Mecanismo” estão disponíveis para ver na Netflix desde sexta-feira, 23 de março.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT