De forma bastante discreta, a Netflix atualizou a 28 de julho a aplicação para computadores. Com esta alteração, a plataforma de streaming acabou por perder uma funcionalidade importante para milhões de utilizadores: o download de conteúdos.
A empresa já tinha anunciado em maio que ia deixar de lado a app inicial em junho. No entanto, devido a alguns atrasos, novidade só entrou em vigor há poucos dias.
Agora, a plataforma para PC é mais básica e muito semelhante ao site disponível nos browsers — como o Google Chrome —, que também não oferece a possibilidade de descarregar as suas séries e filmes favoritos.
“A nova versão agora incluirá acesso a eventos ao vivo, compatibilidade com planos de anúncios e muito mais”, disse a Netflix. “Maioritariamente, permanecerá o mesmo. No entanto, não oferecerá suporte para downloads. Apenas vai poder ver os conteúdos se tiver acesso à Internet. Vai poder continuar a assistir programas de televisão e filmes off-line em dispositivos móveis compatíveis [como tablets e smartphones].”
Nas redes sociais, especialmente no X, vários utilizadores afirmam que este pode ser o fim da Netflix. No entanto, é de notar que o mesmo foi dito quando foi proibida a partilha de contas. Ao contrário do que se pensava, contudo, a plataforma de streaming ganhou mais subscritores.
Após ter mudado esta política em fevereiro do ano passado, a plataforma revelou que em julho de 2023 tinha angariado mais 5,9 milhões de novos clientes. Na altura tinha um total de 230 milhões de utilizadores.