Televisão

Netflix tem duas novas séries para ver no fim de semana: uma de terror, outra de gangsters

“Midnight Mass” e “Ganglands” são duas das novas apostas da plataforma de streaming. Já podem ser vistas.
"Midnight Mass" conta com sete episódios.

A Netflix estreia esta sexta-feira, 24 de setembro, duas minisséries que poderão ser boas companhias durante o fim de semana. Uma delas enquadra-se no género de terror e suspense — o título é “Midnight Mass”. Foi criada por Mike Flanagan, o mesmo realizador e argumentista de “A Maldição de Bly Manor” e “A Maldição de Hill House”. 

A outra vem carregada de ação, drama e crime: chama-se “Ganglands” e é uma produção francesa de seis episódios criada por Hamid Hlioua e Julien Leclercq para a plataforma de streaming.

“Midnight Mass”

Depois de criar “A Maldição de Bly Manor” e “A Maldição de Hill House”, Mike Flanagan colocou a série de antologia em pausa para se dedicar a um projeto distinto, “Midnight Mass”. O seu universo de terror e suspense fantasioso continua latente, mesmo que esta possa não ser a sua produção mais assustadora.

Tal como outras das suas histórias, os elementos mais aterradores estão associados ao luto e à adição dos protagonistas. Contudo, aqui a grande temática é a religião organizada do catolicismo. A narrativa vai buscar diversos elementos de fantasia à própria Bíblia.

O enredo passa-se na remota ilha de Crockett, que atualmente tem uma população de apenas 127 pessoas. A ilha nunca teve grande atividade, mas desde que houve um derrame de petróleo na sua costa, o emprego escasseia e os residentes foram, aos poucos, abandonando o local.

Contudo, a ação desta minissérie arranca precisamente no sentido oposto, com alguns regressos. Riley acaba de sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido uma pena por um crime que ainda o atormenta. Chega à ilha e reúne-se com os pais, que acreditam que o facto de ele ter sido de Crockett já foi uma traição.

Outra das personagens principais é Erin, que vai assumir o cargo da sua mãe falecida enquanto professora da ilha. O seu objetivo é ter um novo começo, que coincide com a sua gravidez.

Há um terceiro indivíduo que vai fazer a diferença em Crockett. Ele não regressa, mas chega com bastante impacto. O carismático padre Paul vem substituir o sacerdote de longa data da ilha. Uma série de milagres vai começar a acontecer, afetando habitantes como a filha paralisada do mayor, o alcoólico da ilha, o médico local e o xerife muçulmano — que está preocupado com a onda fanática de devoção que aqueles acontecimentos criam, sobretudo quando eles levam a algo mais obscuro e bizarro.

Quem participa? Zach Gilford, Hamish Linklater, Kate Siegel, Rahul Abburi, Matt Biedel, Crystal Balint, Rahul Kohli, Henry Thomas

Quantos episódios? 7.

“Ganglands”

Em 2016, Julien Leclercq tinha realizado um filme com o mesmo título original (“Braqueurs” — que significa “ladrões”). Apesar disso, esta minissérie não tem uma ligação direta àquela história, embora se centre na mesma temática e contexto.

Esta é a história de Mehdi, um assaltante experiente, que vai ter de fazer um roubo para salvar a sua sobrinha — ela foi raptada por grandes traficantes de droga, que o estão a chantagear. 

A sobrinha teve a má ideia de começar um esquema em que fingia ser acompanhante de luxo. Com a ajuda de uma amiga e a conivência de um pretenso cliente, ataram este homem a uma cama de um quarto de hotel como se tudo fizesse parte de uma fantasia. O objetivo era fugirem com um enorme saco de dinheiro que ele carregava.

Só que o saco estava, afinal, cheio de droga. Aquele homem trabalhava para uma poderosa (e perigosa) organização criminosa que acabava por apanhar a sobrinha e envolver Mehdi. Ao mesmo tempo há uma ladra aprendiz, Liana, que também está no meio de uma guerra entre traficantes.

Quem participa? Sami Bouajila, Sam Kalidi, Tracy Gotoas, Samuel Jouy, Nabiha Akkari

Quantos episódios? 6.

Carregue na galeria para conhecer outras das novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT