Televisão

Netflix vai filmar grande produção no centro de Lisboa

Inclui armas de fogo, colisões e perseguições com automóveis e motas. Junta de freguesia diz que não vão respeitar os moradores.

Em julho deste ano, a Netflix vai gravar uma grande produção no centro de Lisboa. Quem o diz é a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que fez um alerta esta segunda-feira, 21 de fevereiro, em relação às condições como o projeto vai ser feito, que pode prejudicar o “direito ao descanso” dos moradores. O projeto, que provavelmente será uma longa-metragem, deverá ser produzido (e talvez protagonizado) por uma atriz israelita de renome, soube a NiT. Vai haver uma grande sequência de ação no Terreiro do Paço.

Segundo a junta, as “filmagens prolongadas e com ruído durante oito noites condicionam o direito ao descanso em Santa Maria Maior”. “O executivo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior manifesta a sua apreensão e oposição face à possibilidade de ocupação abusiva do espaço público prevista num plano de filmagens noturnas apresentado pela produtora Ready to Shoot, numa produção para a Netflix, pelo impacto negativo que estas filmagens – oito noites seguidas e dois dias – causarão na qualidade de vida, no direito ao descanso e tranquilidade e no direito à mobilidade dos moradores das zonas contempladas”, pode ler-se num comunicado divulgado.

E acrescenta: “Estas filmagens, previstas para o mês de julho próximo, no horário compreendido entre as 18h e as 8h do dia seguinte, durante as já referidas oito noites seguidas, recorrendo a efeitos de fogo, armas de fogo, colisões entre automóveis, perseguições com automóveis e motociclos, perseguições de motociclos pelas escadas e escadinhas dos bairros e outros diversos efeitos especiais na Baixa, Chiado e Mouraria, não deixarão de provocar um grande incómodo para a população residente, sobretudo para as famílias com crianças e para os idosos”.

A junta de freguesia diz ainda que “está em causa o direito ao descanso dos moradores, assim como os direitos de circulação, acesso e estacionamento, em consequência da ocupação massiva que as filmagens acarretam”.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior assume que não tem, no âmbito das suas competências legais, poderes para impedir estas filmagens tal como estão previstas. “Trata-se de uma competência exclusiva da Câmara Municipal de Lisboa — e lamenta que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º Carlos Moedas, tenha já manifestado o seu entusiasmo pela sua realização, sem primeiro conhecer a opinião ou parecer da junta de freguesia. A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior está disponível para encontrar uma solução razoável, mas não para assumir uma postura de subserviência a tudo o que vem proposto pelos diversos ‘impérios culturais da moda’.”

No passado, a Netflix já veio a Portugal gravar excertos da última temporada de “La Casa de Papel”. A série portuguesa “Glória”, inteiramente filmada no País, foi a primeira produção nacional original da plataforma de streaming.

COMUNICADOFilmagens prolongadas e com ruído durante oito noites condicionam direito ao descanso em Santa Maria MaiorO…

Posted by Junta de Freguesia de Santa Maria Maior on Monday, February 21, 2022

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT